Brasil inicia o caminho rumo ao tricampeonato olímpico

Estadão

19 de setembro de 2011 | 23h10

Sem muita pompa e com pouquíssima dificuldade, a seleção brasileira masculina de vôlei iniciou nesta segunda-feira sua caminhada rumo ao tricampeonato olímpico. A estreia no Campeonato Sul-Americano, em Cuiabá, foi diante do Uruguai, com triunfo por 3 sets a 0 – parciais de 25/10, 25/10 e 25/14. O jogo durou menos de uma hora.

A competição classifica o campeão para a Copa do Mundo, no fim do ano, no Japão, torneio que dará três vagas diretas aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Sete equipes estão na disputa em sistema de pontos corridos, até domingo, e o Brasil, favorito absoluto, enfrenta o Chile às 22h30 desta terça.

O técnico Bernardinho sabe da importância do torneio, mas também está consciente do baixo nível técnico. Com exceção da Argentina, o time brasileiro só vai pegar adversários fracos, e uma derrota seria um fiasco histórico.

Por isso, o treinador aproveita para dar oportunidades a todos. Giba nem está inscrito, e Murilo e Gustavo foram poupados diante dos uruguaios.

Com isso, brilhou a estrela de Thiago Alves, maior pontuador, com 16 acertos. João Paulo Bravo, Rodrigão, Lucão, Theo, Bruninho e Serginho foram os outros titulares. Os uruguaios, todos carecas, apenas assistiram ao triunfo brasileiro.

Após a partida, Bernardinho falou que o importante no Sul-Americano é manter a concentração, sem pensar na força dos adversários. Tem razão. Nos últimos anos, o Brasil mostrou que sabe evoluir tanto contra rivais fracos como diante de oponentes fortes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.