PUBLICIDADE

Jogaço na final do vôlei e o Brasil consegue a vingança

Os Jogos Pan-Americanos não empolgam muito na maioria das modalidades. Os principais atletas do mundo não costumam participar da competição e o nível técnico é baixo.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Mas a final do vôlei feminino entre Brasil e Cuba foi um caso à parte. A seleção brasileira poderia ter jogado bem melhor, é verdade, mas a velha rivalidade deu um gostinho especial ao triunfo do time comandado por José Roberto Guimarães.

PUBLICIDADE

Aquela derrota no Maracanãzinho no Pan do Rio, em 2007, estava entalada na garganta das brasileiras. Nem a vitória na Olimpíada de Pequim havia conseguido apagar da alma das jogadoras aquele fracasso diante do ginásio lotado.

Por isso, perder novamente em Guadalajara era algo inimaginável, impensável. A contusão de Jaqueline logo na estreia deixou o grupo ainda mais unido, e a suada vitória veio após cinco sets emocionantes.

Este jogaço de vôlei deve ficar marcado para o Brasil como o momento principal de Guadalajara 2011. Apesar dos erros cometidos, em nenhum momento as brasileiras deixaram de demonstrar raça. Fernanda Garay e Tandara entraram durante o jogo e demonstraram espírito de decisão. Paula Pequeno não parecia disposta a errar uma bola e Fabi estava com aquele espírito habitual para não deixar as bolas caírem.

No fim, o triunfo por 3 sets a 2 consagra ainda mais a melhor geração do vôlei feminino do Brasil, que só não conquistou um Mundial, mas faturou todos os outros torneios importantes do calendário internacional.

Publicidade

Agora, a equipe tem que esquecer rápido o Pan e já pensar na Copa do Mundo. A partir de 4 de novembro, o Brasil disputa a competição no Japão, que dará três vagas diretas à Olimpíada de Londres 2012.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.