PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|40 anos sem Môco e Marivaldo

Pilotos faleceram em acidente aéreo na Serra da Cantareira. Carlos Pace estava em sua melhor fase de sua carreira. Marivaldo era apaixonado pelo esporte.

Atualização:

Quarenta anos atrás o automobilismo perdeu dois de seus grandes nomes: José Carlos Pace, o Môco, e Marivaldo Fernandes, o Fiapo. Integrantes de uma geração de ouro do esporte, ambos eram pilotos que se destacavam em qualquer categoria nas quais participassem e sempre atendiam a fãs e entusiastas com doses de atenção cada vez mais raras no cenário atual. Os dois faleceram quando o avião em que viajavam de São Paulo até a fazenda de Marivaldo chocou-se contra a Serra da Cantareira, em Mairiporã em meio a um temporal.

Marivaldo pilotou desde Gordinis até protótipos como o Alfa Romeo TT 33/3 (Arquivo pessoal) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Pace, mais jovem, praticou o esporte profissionalmente e estava no auge de sua carreira: era titular da Brabham e tinha consolidado seu nome no cenário mundial como um piloto arrojado e hábil. Seu currículo tem participações em Le Mans (onde foi segundo colocado com um Ferrari 312 P), Can-Am, F-2, protótipos de 2 e 3 litros e várias outras categorias. Até hoje é lembrado por muitos como um verdadeiro campeão mundial sem título; o autódromo de Interlagos foi batizado com seu nome.

Marivaldo, empresário de sucesso na Baixada Santista, pilotou automóveis de diversas categorias e sempre ocupava posições de destaque tanto nas provas de classificação quanto no resultado das corridas. Sua paixão pelo automobilismo foi o destino de boa parte de sua fortuna e a razão de ter conquistado tantos amigos e admiradores. Quem frequentava o Guarujá nos anos 1970 certamente lembra que os ônibus urbanos da cidade eram batizados com os nomes dos principais pilotos brasileiros. Uma homenagem do dono da empresa, Marivaldo Fernandes, a seus amigos e colegas de esporte.

 

 

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.