DTM começa Sonntag

DTM começa Sonntag

Campeonato reúne equipes da Audi, BMW e Mercedes. Temporada começa e termina em Hockenheim. Berger é o chefão.

Wagner Gonzalez

02 Maio 2017 | 11h37

Nascido em 1984 como Campeonato Alemão de Turismo, o DTM segue muito popular na Europa (DTM)

Principal campeonato europeu de turismo, o DTM reúne a nata de experientes pilotos de turismo, equipes oficiais de fábrica, uma estrutura logística das mais completas e traz para 2017 modificações nos regulamentos técnico e desportivo. As principais novidades para as nove rodadas deste ano dizem respeito ao formato das provas e à redução do apoio aerodinâmico dos carros, todos eles equipados com motores que superam 500 CV de potência. A competição teve origem em 1984 como Campeonato Alemão de Turismo e desse então passou por diversas fases e teve vários concorrentes, incluindo a Alfa Romeo e a Opel. A evolução técnica e o inevitável aumento do investimento necessário para disputar o título foi moldando o destino da categoria e há algum tempo está concentrada nas tries maiores fabricantes alemãs de sedans de luxo: Audi, BMW e Mercedes. O brasileiro Augusto Farfus Jr é um dos nomes mais tradicionais da categoria, há anos ligado à BMW, marca que continuará defendendo este ano.

Augusto Farfus vai pilotar um modelo BMW como este (BMW)

Para este ano o calendário prevê corridas na Alemanha, Áustria, Holanda, Hungria e Rússia. Cada uma das nove etapas da temporada terá duas corridas com a duração de 55 minutos mais uma volta, ou seja, dez minutos a mais em relação ao ano passado. Segundo o comitê organizador do DTM, isso vai “permitir às equipes explorar novas estratégias e oferecerá mais emoção para o público”. A estratégia vem do fato que será proibido usar aquecedores de pneus e existe a obrigatoriedade de uma troca de pneus durante cada prova, sendo que o pit stop pode acontecer a qualquer momento entre a segunda e a penúltima volta.

O novo Audi para a temporada 2017 (Audi)

Cada piloto recebe oito jogos de pneus Hankook por fim de semana e durante a apenas dois mecânicos, um em cada lado do carro, podem usar as pistolas hidropneumáticas para soltar e reinstalar as porcas do cubo rápido. É fato consumado que os pit stops serão significativamente mais longos em relação aos registrados no ano passado.

Nos pit stops é permitido o uso de uma pistola pneumática em cada lado do carro (Mercedes)

As novidades para o público não param por aí e trazem algumas atividades já conhecidas em outras categorias, inclusive no Brasil. Os espectadores que tiverem acesso ao paddock terão acesso à três boxes especiais, situados entre o espaço de duas equipes de cada marca, e acompanhar de perto o trabalho das equipes. Do mesmo local também será possível acompanhar o trabalho na frente de box, o pit lane. Food trucks, visitação aos boxes a programação matinal de sábado e domingo e durante uma hora ao final da programação de sábado. Quem conseguir ingressos especiais poderá acompanhar a competição do terraço de box e durante o fim de semana o site dtm.com anunciará promoções especiais.

A Mercedes começou a desenvolver o modelo 2017 no final de 2015 (Mercedes)

A disputa entre as três marcas tem nível dos mais altos, algo que fica mais claro ao notar-se que a Mercedes completou mais de 7.000 km de teste para desenvolver o modelo 63 DTM deste ano, trabalho iniciado no final da temporada de 2015. Cerca de 2.100 km dessa preparação aconteceram no autódromo de Vallelunga.

Este ano o austríaco Gerhard Berger assumiu a presidência da ITR (Internationalen Tourenwagen Rennen e.V), empresa que explora o DTM e suas categorias de apoio. O ex-companheiro de equipe de Ayrton Senna é um dos raros pilotos de F-1 a ter iniciado carreira com carros de turismo, mais precisamente com um Alfasud. Berger explicou seu plano de trabalho:

Gerhard Berger, raro piloto da F-1 moderna que começou carreira nos carros de Turismo (DTM)

“Minha proposta básica é desenvolver parcerias internacionais, o que inclui outros fabricantes, e fomentar um ambiente de entretenimento e esporte.”

Os inscritos

Augusto Farfus Jr, Brasil, BMW

Bruno Spengler, Canadá, BMW

Edoardo Mortara, Suíça, Mercedes-AMG

Gary Paffett, Grã-Bretanha, Mercedes-AMG

Jamie Green, Grã-Bretanha, Audi

Loic Duval, França, Audi

Lucas Auer, Áustria, Mercedes-AMG

Marco Wittmann, Alemanha, BMW

Maro Engel, Alemanha, Mercedes-AMG

Matthias Ekström, Suécia, Audi

Maxime Martin, Bélgica, BMW

Mike Rockenfeller, Alemanha, Audi

Nico Müller, Suíça, Audi

Paul Di Resta, Grã-Bretanha, Mercedes-AMG

René Rast, Alemanha, Audi

Robert Wickens, Canadá, Mercedes-AMG

Timo Glock, Alemanha, BMW

Tom Blomqvist, Grã-Bretanha, BMW

O calendário

7/5       – Hockenheimring Baden-Württemberg

21/5     – Lausitzring

18/6     – Hungaroring (Hungria)

2/7       – Norisring

23/7     – Moscou (Rússia)

20/8     – Zandvoort (Holanda)

10/9     – Nürburgring

24/9     – Red Bull Ring (Áustria)

15/10    – Hockenheimring Baden-Württemberg

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