Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|F-1 já tem piloto chinês

Alfa Romeo confirma Guanyu Zhou como segundo piloto e completa o grid de 2022. McLaren desmente ter sido comprada pela Audi.

PUBLICIDADE

Atualização:

 

A estreia de um piloto chinês na F-1 era inevitável e um acordo envolvendo dois dos maiores grupos automobilísticos do mundo contribuiu para formalizar essa novidade. A equipe Alfa Romeo-Sauber anunciou esta manhã que Guanyu Zhou será o companheiro de equipe do finlandês Valtteri Bottas em 2022. Zhou, que foi vice-campeão da F-2 FIA, categoria de acesso ao Campeonato Mundial de Pilotos, é uma das apostas da academia de pilotos da Alpine e vai ocupar a última vaga que ainda estava em aberto para 2022. A marca italiana faz parte do conglomerado Stellantis, que congrega marcas como Alfa-Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM e tem ligações próximas com a Ferrari. A Alpine é o pilar esportivo e de competição da nova estrutura do grupo Renault, que também opera as marcas Renault e Dacia e outro voltado à mobilidade.

PUBLICIDADE

É indiscutível que Guanyu Zhou, que nasceu em Xangai no dia 30 de maio de 1999, tem capacidade para chegar à principal categoria do automobilismo mundial. Mais do que isso, ele conta com dois recursos importantíssimos na carreira de pilotos que almejam percorrer o mesmo caminho: tem bom suporte financeiro e representa um mercado com mais de um bilhão de habitantes e é uma das lideranças da economia mundial.

"Zhou é um piloto talentoso e estamos confiantes que ele formará uma bem-sucedida parceria com Valtteri Bottas em 2022. Igualmente, estamos ansiosos para receber os novos fãs chineses que apoiarão nossa equipe", comentou Frédéric Vasseur, o diretor do time baseado em Hinwil, arredores de Zurique.

A equipe Alfa Romeo-Sauber é atualmente administrada por um consórcio de investidores suecos e tem no seu histórico a tradição de abrir as portas da F-1 paragrandes pilotos, entre eles o finlandês Kimi Räikkönen e o brasileiro Felipe Massa. As ligações de Zhou com os italianos, porém, não são inéditas: ele estreou no automobilismo europeu disputando os campeonatos Italiano e alemão de F-4 de 2016 pela equipe Prema e entre 2017 e 2019 fez parte da Academia de Pilotos da Ferrari; em 2020 foi adotado por programa similar da Alpine, onde o brasileiro Caio Collet é um das grandes apostas da marca francesa. Zhou está consciente do impacto que sua estreia na F-1 representa para o seu país:

"É um privilegio estrear na F-1 em uma equipe tão icônica e que já lançou tantos pilotos jovens na categoria. Ser o primeiro piloto chinês a competir na F-1 é um avanço para o automobilismo do meu país. Sei que que vou carregar o sonho e as esperanças de muita gente e isso é uma motivação para melhorar e conseguir melhores resultados."

Publicidade

Ele vai substituir o italiano Antonio Giovinazzi, que estreou na categoria em 2017; desde então marcou 19 pontos no Campeonato Mundial em campanhas de resultados irregulares.

Alpine anuncia australiano

Outro piloto da Academia Alpine também foi confirmado como participante da temporada de 2022 da F-2: o australiano Oscar Piastri será o piloto reserva da dupla Fernando Alonso e Estebán Ocón. As chances de ser promovido a titular em 2023 dependem em grande parte da decisão do espanhol, que retornou à F-1 este ano, disputar uma terceira temporada.

Assim como  a Alfa Romeo-Sauber, que terá dois pilotos novos no ano que vem, aequipe Alpine está em processo de reorganização e há rumores que o italiano Davide Brivio vai retornar ao motociclismo e será substituído por Otmar Szafnauer, atual diretor de operações da Aston Martin. Brivio foi o líder da campanha que garantiu à Suzuki o título de campeã da Moto GP em 2020; por seu lado, no processo de expansão da marca inglesa Szafnauer teria se sentido desprestigiado com a contratação de Martin Witmarsh como seu superior.

McLaren desmente que foi comprada pela Audi

Publicidade

A McLaren divulgou comunicado oficial negando que a empresa tenha sido comprada pela Audi. A notícia foi publicada pela revista inglesa Autocar e foi posteriormente retirada do site a pedido da equipe de F-1. A mudança do regulamento previsto para 2026 voltou a aquecer os rumores de que a Audi e outras marcas do grupo VW entrarão na categoria. Há décadas a possibilidade do conglomerado alemão é dada como certa...

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.