Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|F-1 vive conflito de tempo

Covid-19, mudança no comando, contratos por renovar e calendário impedem definição de planos.

PUBLICIDADE

Atualização:

Covid-19, mudança no comando, contratos por renovar e calendário impedem definição de planos

Tempo joga contra a definição dos planos da F-1 para 2021 (McLaren)  

Acostumada a ser o padrão de negócios do automobilismo mundial e ditar calendários e regulamentos mundo afora, a F-1 vive um momento raro: sem as datas definidas para possíveis 23 corridas de 2021 já se comenta até um possível adiamento para 2023 na adoção os pneus de aro 18?. Não bastasse isso, o cenário também é afetado pela mudança de comando no gerenciamento da categoria, algo que pode trazer benefícios diretos ao Brasil, por enquanto fora do calendário do ano que vem.

A exiguidade de espaço em alguns circuitos, entre eles Mônaco, afeta até países vizinhos (Red Bull-Getty Images)  

O número cada vez maior de pessoal e volume de carga envolvidos para a realização de um GP demanda cronograma e detalhamento logístico de grandes proporções e que em certos casos abrange mais de uma cidade. Eventos em Spa e Mônaco, por exemplo, chegam a impactar nas cidades vizinhas e até mesmo nos países limítrofes. A corrida de Monte Carlo explora a hotelaria da França e da Itália. Ainda que a atual pandemia tenha afetado o fluxo de turista e espectadores potenciais, a menor oferta de voos e as restrições impostas pelo distanciamento social anulam eventuais excessos na oferta de hotéis, restaurantes e todos os serviços que o circo da categoria demanda a cada etapa. Garantir que essa caravana tenha onde ficar, comer e como se locomover exige planejamento tão intenso quanto complexo.

Chase Carey deixa a F-1 marcada por conquistas e disputa com herdeiros de Ecclestone (Formula1.com)  

Faltando quatro etapas para o término da temporada - a primeira delas domingo, na Turquia - e com Chase Carey prestes a deixar o cargo de presidente da empresa Formula 1, a categoria navega em mares agitados. Se Carey conseguiu realizar uma temporada que seus detratores davam como perdida e, de quebra, negociou com sucesso a renovação o acordo de Concórdia (documento reconhecido pelas equipes participantes para regulamentar direitos e deveres das partes envolvidas), igualmente é notório que sua caça às bruxas herdadas da era Ecclestone também marcaram seu mandato. Seu sucessor a partir de 1º de janeiro será Stefano Domenicali, nome mais afeito aos vícios e virtudes desse mundo. O italiano agrega experiência tanto como líder esportivo (herança dos seus tempos na Ferrari) e comercial (há anos comanda a marca Lamborghini, parte do grupo VW).

Stefano Domenicali conhece os vícios e virtudes da categoria e pode mudar ambiente (Lamborghini)  

Tal currículo permite esperar que as negociações entre a F-1 e seus principais personagens aconteça de maneira diferente, possivelmente favorecendo a presença do Brasil no calendário. Sabe-se que a não renovação do contrato entre a Liberty e a TV Globo já é pintada com cores sem tons de decisão irredutível e que um novo modelo de negócios estaria sendo estudado; as TVs Cultura e SBT também são consideradas como possíveis canais de divulgação no País. O poderio técnico e comercial da empresa da família Marinho, porém, faz muita diferença nesse processo.

Publicidade

Circuito do Algarve, em Portugal, entrou no calendário 2020 por questões práticas e pode retornar (McLaren)  

No plano mais amplo o recrudescimento da pandemia do novo Coronavírus na Europa implica na definição do calendário e na negociação com os promotores locais: sem a garantia de que as arquibancadas poderão ser ocupadas, os valores cobrados pela F-1 tendem a cair, o que implica diretamente na monetização dos direitos de transmissão. Este ano vários promotores europeus negociaram extensões de um ou dois anos nos contratos atuais graças à pandemia, caso da Espanha e da Hungria. Outros países simplesmente cancelaram: Canadá, China, França, Países Baixos, Vietnam e, obviamente, a Austrália, que deveria abrir a temporada. Outros países, como a Turquia e Portugal foram resgatados para contornar os problemas de deslocamentos para fora da Europa e garantir um calendário mais graúdo.

Pneus de aro 13? poderão ter um ano de vida extra na F-1 (Pirelli)  

O aumento para 23 corridas em 2021 e o severo protocolo sanitário adotado pela F-1 geram a necessidade de aumentar o número de pessoas deslocados a cada prova, algo que vai contra a implementação do teto de gastos para a próxima temporada. Tanto quanto a necessidade de criar duas equipes de engenheiros, técnicos e mecânicos para evitar a exaustão de passar praticamente metade do ano fora de casa, a possibilidade de ter algum elemento barrado por contágio cria a necessidade de ter um banco de reservas a cada etapa, o que também aumenta os custos.

Pneus de aro 13? poderão ter um ano de vida extra na F-1 (Pirelli)  

Com um calendário tão apertado a Pirelli e os projetistas temem que o desenvolvimento dos pneus de aro 18", previstos para uso em 2022, seja afetado, especialmente pela dificuldade de avaliar o modelo em pista molhada. Por se tratar de um item que determina parâmetros básicos da suspensão esse quadro é tratado com importância muito acima do normal: o projeto de um carro novo é iniciado cerca de 18 meses antes que entre na pista.

Opinião por Wagner Gonzalez

Correções

Esta manhã a Formula 1 anunciou o provável calendário de 2021, onde o autódromo de Interlagos aparece como local do GP do Brasil com a ressalva que o evento ainda depende de confirmação. Entenda-se com isso a assinatura de um novo contrato; o GP da Espanha está em situação semelhante. Uma das datas aparece sem local definido e a julgar pela proximidade com o GP da China entende-se que o país a ocupar a vaga seria o Vietnã. As datas do calendário divulgado são as seguintes: ? 21/3 ? Austrália (Melbourne) ? 28/3 ? Bahrain (Sakhir) ? 11/4 ? China (Xangai) ? 25/4 ? Data reservada ? 9/5 ? Espanha (Barcelona)* ? 23/5 ? Mônaco (Mônaco) ? 6/6? Azerbaijão (Baku) ? 13/6 ? Canadá (Montreal) ? 27/6? France (Le Castellet) ? 4/7 ? Áustria (Spielberg) ? 18/7 July ? Reino Unido (Silverstone) ? 1/8? Hungria (Budapeste) ? 29/8 ? Bélgica (Spa) ? 5/9 ? Países Baixos (Zandvoort) ? 12/9 ? Itália (Monza) ? 26/9 ? Rússia (Sochi) ? 3/10 ? Cingapura (Cingapura) ? 10/10 ? Japão (Suzuka) ? 24/10 ? EUA (Austin) ? 31/10 ? México (Cidade do México) ? 14/11 ? Brasil (São Paulo)* ? 28/11 ? Arábia Saudita (Jeddah) ? 5/12 ? Abu Dhabi (Abu Dhabi) *Sujeito a assinatura de contrato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.