Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|F1 2017: Vettel e Ferrari voltam a vencer

Piloto alemão também marcou a melhor volta. Bottas chegou a pressionar Hamilton. Massa terminou em sexto.

PUBLICIDADE

Atualização:

A vitória de Sebastian Vettel (Ferrari SF70H) no Grande Prêmio da Austrália, disputado hoje, em Melbourne, deixou claro que a Ferrari será um adversário a altura da supremacia que a Mercedes exerceu nas últimas três temporadas de F-1. Após um início de prova onde manteve-se atrás do pole-position e líder Lewis Hamilton (AMG Mercedes W08), o piloto alemão soube construir uma vantagem que o devolveu à pista após à frente do inglês, que trocou os pneus supermacios por outros de compostos macios na 20a volta, quatro antes do ferrarista. O finlandês Valtteri Bottas (AMG Mercedes W08) completou o pódio, mas o qaurto lugar de Kimi Räikkönen (Ferrari SF70H) garantiu pontos suficientes para colocar a Scuderia na liderança no Campeonato de Construtores. O brasileiro Felipe Massa (Williams FW40-Mercedes) terminou em sexto lugar em atuação consistente e dentro das possibilidades do seu carro frente aos rivais Ferrari, Mercedes e Red Bull.

 

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas completaram o pódio (Mercedes) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O Grande Prêmio da Austrália registrou várias novidades na F-1 e começou com notas de emoção após a largada ter sido abortada por motivos que não ficaram claros. Foi o primeiro GP realizado sob a nova administração da categoria, os carros e pneus estão mais largos, estáveis e pesados e dois pilotos inscreveram seus nomes na história da categoria. Ídolo da casa, o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull RB13-Tag Heuer) largou com uma volta de atraso por causa de problemas ocorridos na volta de aquecimento e foi obrigado a abandonar na 25a volta. Felipe Massa largou em sétimo e terminou em sexto após uma atuação consistente durante todo o final de semana.

 

Massa, veterano e popular, teve um fim de semana consistente e terminou em sexto (Williams/Glenn Dunbar) Foto: Estadão

Entre os estreantes Antonio Giovinazzi (Sauber C36-Ferrari) , que terminou em 12o, foi melhor que Lance Stroll (Williams FW40-Mercedes), que abandonou. Enquanto estiveram na pista o italiano mostrou maior equilíbrio e uma tocada mais segura que o canadense, que o seguiu durante várias voltas.

O italiano Antonio Giovinazzi estreou e levou seu Sauber C36-Ferrari até o final da prova (Sauber) Foto: Estadão

O italiano Antonio Giovinazzi estreou e levou seu Sauber C36-Ferrari até o final da prova (Sauber)O triunfo de Vettel mostrou que resultados da Ferrari durante os testes de pré-temporada não foram por acaso e que a Mercedes ainda precisa limar arestas do seu novo carro para permitir que que seus pilotos mantenham a autoridade que o time alemão consolidou nos últimos anos. Falando em permissão, ficou no ar a dúvida sobre possíveis ordens de equipe. Nas voltas finais Bottas reduziu significativamente a distância que o separava de Hamilton mas a cerca de cinco voltas para a bandeirada a diferença entre ambos se estabilizou.

 

 

Kimi Räikkönen (E) e Max Verstappen disputaram posição desde a largada (Red Bull Content Pool) Foto: Estadão

Kimi Räikkönen (Ferrari SF70H) e Max Verstappen (Red Bull RB13-Tag Heuer) tiveram atuações burocráticas, algo comprovado pelas ameaças de disputas entre ambos. Felipe Massa manteve bom ritmo e melhorou o foco de uma fotografia onde se enxerga que apenas ocasionalmente ele poderá subir ao pódio. Ainda na Williams, outra estreia, a de Paddy Lowe, ex-Mercedes, agora no comando das operações de pista.

Publicidade

Paddy Lowe está no centro do comando da Williams para esta temporada (Williams/Glenn Dunbar) Foto: Estadão

A estreia da Liberty Media no comando da F-1 foi marcada por problemas técnicos e novidades que merecem algum polimento para que sejam devidamente assimiladas. Os padrões de operação perfeita e sóbria dos tempos de Bernie Ecclestone foram lembrados quando as informações mostradas na transmissão de TV sobre posições e diferença entre os pilotos apareceram de forma equivocada, incompleta ou sequer apareciam. Uma mudança tão quanto radical quanto trocar o homem forte da categoria nas últimas quatro décadas dificilmente ocorreria de outra forma.

 

Romain Grosjean, sexto no grid, foi o primeiro a abandonar por causa de problemas mecânicos (Haas) Foto: Estadão

Force India, Toro Rosso e Haas - cujos carros não terminaram, mas teve Romain Grosjean (Haas VF17-Ferrari) largando em sexto lugar -, mostraram-se os pilares do segundo pelotão, grupo onde a Williams se sobressai. Renault e McLaren tem limitações de ordem pessoal e técnica, em que pese o fato de Fernando Alonso (McLaren MCL32-Honda) ter completado várias voltas em décimo lugar antes de abandonar. Na Sauber ficou evidente a limitação técnica do time suíço e o bom desempenho de Antonio Giovinazzi - que substituiu Pascal Wehrlein após o piloto alemão ter-se queixado de dores decorrentes de um acidente em uma competição-exibição em janeiro - reforçou as limitações de Marcus Ericsson (Sauber C36-Ferrari). O sueco se envolveu em acidente com Kevin Magnussen (Haas VF17-Ferrari)) durante a volta inicial e a batida entre ambos mostrou que os dois e o inglês Jolyon Palmer (Renault RS17) iniciaram a temporada como grandes candidatos a deixar a F-1 no final do ano.

O resultado do GP da Austrália

O vencedor Sebastian Vettel e seu Ferrari SF70 H (Ferrari) Foto: Estadão

1a etapa do Campeonato Mundial de F-1

1) Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, 57 voltas, 1h24'11"672

Publicidade

2) Lewis Hamilton, AMG-Mercedes W08, a 9"975

3) Valtteri Bottas, AMG-Mercedes W08, a 11"250

4) Kimi Räikkönen, Ferrari SF70H, a 22"393

5) Max Verstappen, Red Bull RB13-Tag Heuer, a 28"827

6) Felipe Massa, Williams FW40-Mercedes, a 1'23" 386

Publicidade

7) Sérgio Pérez, Force India VJ10-Mercedes, a uma volta

8) Carlos Sainz Jr, Toro Rosso STR12-Renault

9) Daniil Kvyat, Toro Rosso STR12-Renault

10) Estebán Ocón, Force India VJ10-Mercedes,

11) Nico Hulkenberg, Renault RS 17,

Publicidade

12) Antonio Giovinazzi, Sauber C36-Ferrari, a duas voltas

13) Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32-Honda

Não classificados:

14) Fernando Alonso, McLaren MCL32-Honda, 50 voltas

15) Kevin Magnussen, Haas VF17-Ferrari, 46

Publicidade

16) Lance Stroll, Williams FW40-Mercedes, 40

17) Daniel Ricciardo,Red Bull RB13-Tag Heuer, 25

18) Marcus Ericsson, Sauber C36-Ferrari, 21

19) Jolyon Palmer, Renault RS17, 15

20) Romain Grosjean, Haas VF17-Ferrari, 13

Publicidade

 

Posições no Campeonato de Pilotos

 

1) Sebastian Vettel, 25 pontos

2) Lewis Hamilton, 18

3) Valteri Bottas, 15

4) Kimi Räikkönen, 12

Publicidade

5) Max Verstappen, 10

6) Felipe Massa, 8

7) Sérgio Pérez, 6

8) Carlos Sainz Jr, 4

9) Daniil Kvyat, 2

Publicidade

10) Esyebán Ocón, 1

 

Posições no Campeonato de Construtores

1) Scuderia Ferrari, 37 pontos

2) AMG Mercedes Petronas, 33

3) Red Bull Racing, 10

4) Martini Williams Racing, 8

5) Sahara Force India, 7

6) Scuderia Toro Rosso, 6

 

Próxima etapa: GP da China, Xangai, 9 de abril.

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.