A primeira edição da Interlagos Gold Cup, que acontece nos dias 7 e 8 de setembro no Autódromo José Carlos Pace, tem grandes chances de registrar o maior grid da temporada de automobilismo de 2019 promovida pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). Até o momento já passa de 30 o número de carros e 35 pilotos com inscrições confirmadas; a lista de reserva é ainda maior: são 32 automóveis e 38 concorrentes. Tais números demonstram a força de uma modalidade que reúne os apaixonados pelo automobilismo raiz já consolidada nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e próxima desse status em Minas Gerais, além de reunir pilotos do Ceará e Mato Grosso do Sul. A variedade de modelos e conceitos de preparação é o grande apelo para pilotos e preparadores e cria uma atração extra pelo colorido e diversidade das soluções de aerodinâmica e colorido das carrocerias.
De acordo com Luc Monteiro e Cláudio Wilson Vieira, respectivamente responsáveis pela Gold Cup e pelo Interlagos Motor Clube outro aspecto a ser destacado no cenário dessa prova é o clima de união e amizade entre os participantes, como explica Vieira:
"Trata-se de um ambiente típico do automobilismo tradicional e que foi perdido com a profissionalização das grandes categorias. A junção de pilotos amadores e preparadores com liberdade de trabalho são os alicerces do sucesso da Gold Cup."
O jornalista paranaense, e piloto esporádico, Luc Monteiro completa o pensamento do dirigente paulista agregando outros fatores que são amplamente discutidos em rodas de entusiastas e na imprensa especializada:
"Estou me referindo especificamente a custos: é indiscutível que o automobilismo é caro. Todavia, a possibilidade de pratica-lo de uma forma econômica com espaço para soluções que destacam a criatividade de preparadores permitem que a paixão pelo esporte aconteça."
A lista de inscritos da I Interlagos Gold Cup reúne nada menos de pilotos de 7 Estados: Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre os carros aparecem modelos dos mais variados, desde protótipos da icônica Divisão 4 como um Avallone-Chevrolet e um Heve P6-VW, passando por modelos de Chevrolet Opala e Ford Maverick com preparação livre, e diversas interpretações de Alfa Romeo GTAm, Bianco S, Chevette, Escort, Farus GT, Fiat 147 e Uno Fuscas, Gol, Karmann-Ghia, Omega, Passat, Protótipo Esprom, Puma, Voyage e até mesmo uma releitura de alto desempenho para o Willys Interlagos.
Veja a lista completa de inscritos confirmados e com reserva:
# - PILOTO(S)/FAU/CATEGORIA/AUTOMÓVEL
Confirmados
1 1 1 - Eduardo Castilho SP Super Classic VW Puma
2 2 2 - Deninho Casarini SP Super Classic VW Puma
3 3 5 - Geraldo Mesquita MG Speed Fusca VW Fusca
4 4 6 - Caio Lacerda SP Turismo SuperVW Gol
5 5 12 - Mauro Kern SP Super Classic VW Puma
6 6 15 - Heitor Nogueira Filho SP Força Livre Protótipo Espron
7 7 16 - Fernando "Batistinha" Batista SP Premium Ford Maverick
8 8 17 - Humberto Guerra Júnior SP Turismo Light VW Passat
9 9 19 - Paulo Cury SP GT Farus GT
10 10 22 - Juliano Bastos PR Força Livre VW Gol
11 11 24 - Marcelo Coelho MS Super Classic VW Fusca
12 12 25 - Silvio Zambello SP Força Livre Alfa Romeo GTAm
13 13 27 - Wanderlei Berlanda SC Super Classic GM Omega
14 14 32 - Fred Mesquita/Reinaldo Cangueiro MG/SPGT Karmann-Ghia
15 15 33 - Roberto Lacombe RS Força Livre VW Gol
16 16 37 - Giovani Almeida/Alexandre Peppe SP/SP Turismo SuperVW Passat
17 17 39 - Cleiton Krause RS Turismo LightFiat Uno
18 18 42 - Davidson Gea Zschaber MG Super Classic VW Fusca
19 19 44 - Guilherme Melo MG GT VW Puma
20 20 47 - José Mário Dias PR Turismo LightGM Chevette
21 21 56 - André Mello SP Turismo SuperGM Chevette
22 22 69 - Fernando Brock RS GT Bianco S
23 23 72 - Guilherme Lacerda MG Turismo SuperVW Voyage
24 24 77 - Paulo "Loco" Figueiredo SP Super Classic Heve P6
25 25 83 - Antônio Pitta Neto CE Turismo SuperVW Passat
26 26 119 - Paulo Mito MG Turismo SuperVW Passat
27 27 222 - Fábio Tokunaga PR Turismo Light VW Gol
28 28 302 - Leovaldo Petry RS Premium Ford Maverick
29 29 333 - Manoel Salgueiro MG Turismo Light VW Passat
30 30 777 - Paulo Henrique Costa PR Turismo Light VW Voyage
Reservas
31 1 3 - Niltão Amaral RS Turismo SuperVW Passat
32 2 6 - Dimas de Melo Pimenta SP Super Classic GM Opala
33 3 11 - Ricardo Gargiulo SP Turismo SuperVW Passat
34 4 14 - Victor Corrêa MG Turismo SuperVW Passat
35 5 17 - Ricardo Domenech SP Super Classic GM Opala
36 6 21 - Léo Freitas MG GT VW Puma
37 7 22 - Henrique Bartels MG Speed Fusca VW Fusca
38 8 26 - Felipe Steyer SP Força Livre Ford Escort
39 9 29 - Marcelo Ferraz SP Força Livre VW Gol
40 10 30 - Carlos Harmel/César Cardoso SP/RS Turismo SuperVW Passat
41 11 35 - Marcos Sommer SC Turismo LightGM Chevette
42 12 40 - Tiago Schaedler/Josimar Ribeiro RS/RS Força Livre Fiat 147
43 13 41 - Ike Nodari SC Turismo LightFiat Uno
44 14 43 - Hamilton MorschPR Turismo LightGM Chevette
45 15 44 - Roberto "Coruja" Amaral SP Premium GM Opala
46 16 45 - Daniel Kelemen SP Força Livre GM Opala
47 17 48 - Sérgio Rocha/Paulo Weber RS/RS Turismo Light Ford Escort
48 18 53 - Milton Borges Vieira SP Turismo Light VW Voyage
49 19 57 - Antônio Chambel SP Turismo SuperVW Gol
50 20 58 - Rogério Mendes SP Turismo SuperVW Passat
51 21 62 - Leandro Silva/Tiago Takagi RS/RS Turismo Light VW Gol
52 22 64 - Marcos Philippi SSP Premium Ford Maverick
53 23 66 - Almir Morales SC Turismo LightVW Voyage
54 24 71 - Giuliano Giacomazzi RS Super Classic GM Opala
55 25 84 - Miguel Beux PR Super Classic Avallone Chevrolet
56 26 88 - Paulo Fiorini/Renato Carvalho SP/SP Turismo SuperVW Gol
57 27 113 - Bruno Campos MG Turismo SuperVW Passat
58 28 119 - Rodrigo Conti SP Turismo SuperVW Passat
59 29 122 - Denísio Casarini SP Força Livre Willys Interlagos
60 30 133 - Duda Weirich PR Turismo LightVW Voyage
61 31 911 - Ronaldo Cezar/Renan Inácio PR/PR Turismo Light VW Voyage
62 32 913 - Carlos Estites RJ Força Livre Ford Escort