Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|Proteção politicamente correta ou eficiente?

Incorporação do halo na F-1 ainda gera muita discussão

PUBLICIDADE

Atualização:

Em tempos cada vez mais politicamente corretos e cada vez menos emocionantes, a decisão de obrigar o uso do "halo" nos monopostos homologados para os campeonatos da Federação Internacional do Automóvel, a FIA, ainda gera muitas discussões e cálculos. Deixando de lado fatores como a estética e o resultado obtido em termos de proteção efetiva ao piloto, a função primordial do equipamento semelhante às tiras de uma sandália "havaianas" parece longe de ser atingida e segue provocando calafrios nos engenheiros durante os crash tests de homologação.

PUBLICIDADE

Não são poucos os técnicos que se mostram céticos com relação ao produto de sua incorporação. Por seu lado, a F-Indy já começou a testar um para-brisas construído em material derivado do policarbonato e comercializado pela PPG com o nome de Opticore. Testado na semana passada no oval de Avondale, próximo à cidade de Phoenix, o equipamento foi aprovado por Scott Dixon,resultado diametralmente oposto ao registrado em Silverstone, quando Sebastian Vettel mal completou uma volta com o para-brisas desenvolvido em conjunto entre a Ferrari e a empresa italiana Isoclima.

A proposta do Halo ganhou embalo após o acidente de Felipe Massa durante os treinos para o GP da Hungria de 2009 e o acidente fatal de Julien Bianchi durante o GP do Japão de 2014. A premissa básica segue a mesma: incorporar a um F-1 atual elementos que evitem o choque entre objetos erráticos e a única parte do corpo do piloto não protegida pelo chassi: sua cabeça. Nos casos citados o halo dificilmente conteria a mola que acertou o capacete de Felipe Massa, porém aumentaria a proteção a Bianchi, que sofreu enorme desaceleração e impacto após seu carro sair da pista e chocar-se contra um guindaste que retirava um outro monopostos de local perigoso.

E neste ponto entra a grande preocupação dos engenheiros após investir tempo e pesquisa na incorporação do halo aos carros de 2018. James Alisson, diretor técnico da Mercedes descreveu a carga que deve ser absorvida pelo equipamento como "equivalente a colocar um ônibus de dois andares, daqueles que circulam em Londres". Em números frios e calculistas a FIA descreve como uma carga vertical de 116 kn.

Ao pensar a partir desse índice deve-se considerar a incorporação do equipamento ao chassi, o que implica em estudar a distribuição de forças e cargas aplicadas à essa estrutura, algo que Matt Morris, executivo chefe de engenharia da McLaren, definiu como "um verdadeiro desafio. Estamos falando de cargas muito, muito altas mesmo, coisa de tirar o fôlego". Ele não esconde que encontrou muitos problemas nos testes iniciais, como ele declarou à revista Autosport:

Publicidade

"Sabíamos que seria um trabalho difícil e investimos muito tempo e dinheiro nessa pesquisa. Não construímos um chassi inteiro, mas usamos várias soluções com o halo instalado integralmente ou partes dele, para entender sua integração ao conjunto e durante os testes passamos por momentos de muita tensão."

O halo é composto basicamente por um arco em forma parabólica, com início e fim integrado à abertura do cockpit, e um suporte que liga o pico dessa parábola ao monocoque num ponto situado no eixo longitudinal do chassi. Mesmo assim há espaço para explorar aerodinamicamente o novo aparato, como explica Pete Promodou, aerodinamicista chefe da McLaren:

"Com certeza o halo vai interferir na aerodinâmica e as equipes vão trabalhar para minimizar esse efeito. Numa primeira etapa as soluções serão focadas em amenizar as perdase, posteriormente, em explorar as possibilidades para obter ganhos com o equipamento."

Na F-Indy a proposta em estudo é um para-brisas bem mais envolvente que algumas soluções já usadas na categoria, algumas pela mesma McLaren nos anos 1970. Os norte-americanos pesquisam um equipamento mais envolvente e mais alto em relação à abertura do habitáculo e segundo Jeff Horton, responsável por engenharia e segurança da Indycar, a solução testada em Phoenix foi aprovada:

"Conversando com o Scott Dixon concluímos que o equipamento tem enorme potencial, não causa distorção de imagem e tampouco atrapalha a entrada e saída do piloto. Estamos apenas explorando a ponta do iceberg no que diz respeito ao material e a forma, o que nos deixa bastante entusiasmados com as possibilidades desse projeto."

Publicidade

Começam os lançamentos

PUBLICIDADE

Oito das dez equipes inscritas no Campeonato Mundial de F-1 já definiram as datas de lançamento de seus carros para a temporada 2018, sendo que a Williams ocupa a pole-position nessa lista: o FW-41 será apresentado sexta-feira, 15. Até agora apenas a Force India e a Haas ainda não informaram o dia em que vão mostrar seus novos monopostos, Veja a seguir o cronograma de lançamento já confirmado:

15/2: Williams 19/2: Red Bull 20/2: Renault e Sauber 22/2 22/2: Ferrari e Mercedes 23/2: McLaren 26/2: Toro Rosso Force India: previsto para o dia 25/2 Haas: ainda indefinido

Kartismo brasileiro ganha anuário

Uma das modalidades mais populares do esporte a motor brasileiro, o kartismo acaba de receber seu primeiro anuário, uma coletânea dos campeonatos mundial, brasileiro, estaduais e regionais de todos os níveis e praticamente todos aqueles de repercussão internacional. Além de resenhas e resultados das provas e campeonatos, a obra do jornalista Erno Drehmer traz também um interessante texto sobre as origens do kart no Brasil, com reprodução de gotos histórias e até de um anúncio do Rois Kart, primeiro micromonoposto fabricado no Brasil em escala industrial. O resultado é uma publicação que preenche uma lacuna na especialidade que tem praticantes espalhados em praticamente todos os estados brasileiros.

Publicidade

 

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.