Quanto número!

Quanto número!

Um resumos dos principais resultados do automobilismo internacional.

Wagner Gonzalez

04 de setembro de 2017 | 08h30

ProMazda

Watkins Glen, New York (EUA)

Carlos Cunha novamente subiu ao pódio, ficou em quarto na temporada (ProMazda)

Corrida 1 – 2 de setembro:
1) Victor Franzoni (Brasil), 14 voltas em 30’12″5480; 2) Anthony Martin , a 3″5743; 3) Carlos Cunha, a 4″2811.

Franzoni venceu as duas provas do fim de semana. Indy Light é a meta para 2018 (ProMazda)

Corrida 2 – 3 de setembro:
1) Victor Franzoni (Brasil), 20 voltas, 40’46″1923; 2) Carlos Cunha (Brasil), a 1″5903; 3) Anthony Martin , a 11″0633.

Resultado final do campeonato após 12 etapas:

1) Victor Franzoni (Brasil) 351 pontos; 2) Anthony Martin* (Austrália), 333; 3) Carlos Cunha * (Brasil) 237; 4) TJ Fischer (EUA), 224; 5) Nikita Lastochkin* (Rússia), 203; 6) Sting Ray Robb* (EUA), 185; 7) Bobby Eberle (EUA), 157; 8) Jeff Green* (EUA), 151; 9) Max Hanratty* (EUA), 97; 10) Kris Wright* (EUA), 95.
* Indica estreante na categoria.

Campeonato por equipes:
1) Team Pelfrey, 381 pontos; 2) Juncos Racing, 372; 3) World Speed Motorsports, 267. etapas:


World Series V8

Pietro Fittipaldi, tal qual Victor Franzoni, venceu duas provas no fim de semana (World Series)

Cidade do México (México)
Corrida 1 – 2 de setembro: 1) Pietro Fittipaldi (Brasil) Lotus,  27 voltas em 43’03″238; 2)  Matevos Isaakyan (Rússia) SMP by AVF, a 3″227; 3) Alex Palou (Espanha)  Teo Martin, a  5″912.

Corrida 2, 3 de setembro: 1) Pietro Fittipaldi (Brasil) Lotus,  25 voltas em 42’15″595; 2)  Alfonso Celis Jr (México) Fortec, a  1″062; 3) Konstantin Tereschenko (Rússia) Teo Martin, a 2”023.

Posições no cmpeonato após 14 etapas:

Bom resultado no México coloou Fittipaldi na liderança (World Series)

1) Pietro Fittipaldi (Brasi), 208 pontos; 2) Matevos Isaakyan (Russia), 193; 3) Alfonso Celis Jr (México), 178.

Proxima etapa: 15 e 16 de setembro, Austin, Texas (EUA).


Campeonato Mundial de F-1

Lewis Hamilton dominou o GP da Itália e é o novo líder do campeonato (Mercedes)

Grande Prêmio da Itália, Monza, 3 de setembro

Resultado: 1) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha), AMG-Mercedes W08, 53 voltas em 1h15’32”312; 2) Valtteri Bottas (Finlândia), AMG-Mercedes W08, a 4”471; 3) Sebastian Vettel (Alemanha), Ferrari SF70H, a 36”317; 4) Daniel Ricciardo (Austrália), Red Bull RB13-Tag Heuer, a a 40”335; 5) Kimi Räikkönen (Finlândia), Ferrari SF70H, a 1’00”082; 6) Estebán Ocón (França), Force India VJ10-Mercedes, a 1’11”528; 7) Lance Stroll (Canadá), Williams FW40-Mercedes, a 1’14”156; 8) Felipe Massa (Brasil), Williams FW40-Mercedes, a 1’14”834; 9) Sérgio Pérez (México), Force India VJ10-Mercedes, a 1’15”276; 10) Max Verstappen (Holanda), Red Bull RB13-Tag Heuer, a uma volta.

Posições no Campeonato após 13 etapas

Sebastian Vettel agora está três pontos atrás do líder Hamilton (Ferrari)

1) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha),238 pontos; 2) Sebastian Vettel (Alemanha), 235; 3) Valtteri Bottas (Finlândia), 197; 4) Daniel Ricciardo (Austrália), 144; 5) Kimi Räikkönen (Finlândia), 132; 6) Max Verstappen (Holanda), 68; 7) Estebán Ocón (França), 55; 8) Sérgio Pérez (México), 50; 9) Carlos Sainz Jr (Espanha), 36; 10) Nico Hulkenberg (Alemanha), 32; 11) Felipe Massa (Brasil), 31.

Próxima etapa: GP de Cingapura (Cingapura)


FIA F2

Monza, Itália,

O italiano Antonio Fuoco, vencedor no sábado (Fia F2)

Corrida 1 – 2 de setembro: 1) Antonio Fuoco (Itália) Prema Racing, 23 voltas em 44’10”800; 2) Nobuharu Matsushita (Japão), ART Grand Prix, a 2″266; 3) Nicholas Latifi (França) DAMS, a 6″246; 6) Sergio Sette Camara (Brasil), MP Motorsport, a 7″183.

Obs: O vencedor da prova, Luca Ghiotto (Itália) foi penalizado e ficou em quarto lugar.

Câmara, Ghiotto e Fuoco ocuparam o pódio da F-2 no domingo (FIA F2)

Corrida 2 -3 de setembro: 1) Luca Ghiotto (Itália) Russian Time, 21 voltas em 33’15″078; 2) Sergio Sette Camara (Brasil), MP Motorsport, a 2″296; 3) Antonio Fuoco (Itália), Prema Racing, 4″505.

Charles Leclerc segue liderando a F-2 com autoridade (FIA F2)

Posições no Campeonato após 18 etapas:
1) Charles Leclerc (Mônaco), 218 pontos; 2) Oliver Rowland (Grã-Bretanha), 159; 3) Artem Markelov (Rússia), 152; 13) Sérgio Sette Câmara (Brasil), 43.

Próxima etapa: 5 e 6 de outubro, Jerez de la Frontera (Espanha)


GP3

Monza, Itália, 3 de setembro

Resultado:

Hubert (E), Russell e Aitken, os três primeiros da única corrida da GP3 em Monza (GP3)

1) George Russell (Grã-Bretanha), ART Grand Prix, 21 voltas em 44’15”898; 2) Jack Aitken (Grã-Bretanha), ART Grand Prix, a 1”526; 3) Anthoine Hubert (França) ART Grand Prix, a 0”835; 10) Bruno Baptista (Brasil) , DAMS, a 8”879.

Obs: A corrida 1, prevista para o sábado, foi cancelada por causa da chuva.

George Russell segue dominando a categoria de acesso ã F-2 (GP3 Series)

Posições no Campeonato após 11 etapas: 1) George Russell Grã-Bretanha), 162 pontos; 2) Jak Aitken (Grã-Bretanha), 119; Nirei Fukuzumi (Japão), 99; 18) Bruno Baptista (Brasil), 2.

Próxima etapa: 5 e 6 de outubro, Jerez de la Frontera (Espanha)


IndyCar

Watkins Glen, New York (EUA), 3 de setembro

Largada da prova em Watkins Glen, Ross no centro da foto (Indycar)

1) Alexander Rossi (EUA), Dallara-Honda, 60 voltas; 2) Scott Dixon (Nova Zelândia ), Dallara-Honda, a 0″9024; 3) Ryan Hunter-Reay (EUA), Dallara-Honda, a 8″159; 4) Helio Castro Neves (Brasil) Dallara-Chevy, 8”8938; 20) Tony Kanaan, Dallara-Honda, 46 voltas.

Joseph Newgarden e Tom Cindric, o chefe da equipe Penske (IndyCar)

Classificação do campeonato após etapas: 1) Joseph Newgarden (EUA), 560 pontos; 2) Scott Dixon (Nova Zelândia), 557; 3) Hélio Castro Neves (Brasil), 538; 9) Tony Kanaan (Brasil), 375.

Próxima etapa: 17 de setembro, Sonoma, Califórnia (EUA)


IndyLight

Watkins Glen, New York (EUA), 3 de setembro:

Gaúcho Matheus Leist ficou em quarto na corrida e no campeonato (Indy Light)

Resultado: 1) Aaron Telitz (EUA) , 25 voltas em 58’40″9684;  2) Santi Urrutia (Uruguai), a 2”1807;  3) Colton Herta (EUA), 9”5449; 4) Matheus Leist (Brasil), a 10″9795.

Resultado final do campeonato após 16 etapas:

Norte-americano Kyle Kaiser foi regular em toda a temporada e garantiu o título (Indy Light)

1)Kyle Kaiser (EUA), 330 pontos; 2) Santi Urrutia (Uruguai), 310; 3) Colton Herta (EUA), 300; 4) Matheus Leist (Brasil), 279; 5) Zachary de Melo (Canadá), 274; 6) Aaron Telitz (EUA), 271; 7) Nico Jamin (França), 269; 8) Neil Alberico (EUA), 225; 9) Juan Piedrahita (Colômbia), 208; 10) Shelby Blackstock (EUA), 207.


USF2000

Watkins Glen, New York (EUA)

2 de setembro:

Lucas Kohl, o melhor brasileiro da USF2000 em 2017 (USF2000)

1) Rinus VeeKay (Holanda)), 17 voltas em 30’27”56872) Oliver Askew ( ), a 9”6053; 3) Calvin Ming, ( ) a 10”1323; 9) Lucas Kohl (Brasil), a 25”9221; 15) Bruna Tomaselli (Brasil), a 52”2020.

Resultado final do campeonato após 14 etapas:

1) Oliver Askew* (EUA) 351 pontos; 2) Rinus VeeKay* (Holanda),344; 3) Parker Thompson (Canadá) ,269; 4) Kaylen Frederick* (EUA), 240; 5) Calvin Ming* (Guyana), 207; 6) Robert Megennis (EUA) 173.; 7) Lucas Kohl (Brasil), 160; 8) Devin Wojcik* (EUA), 140; 9) Kory Enders* (EUA),138; 10) David Malukas* (EUA),108; 21) Bruna Tomaselli* (Brasil) 49.


Nascar

Darlington, 3 de setembro

Denny Hamlin, o vencedor da etapa de Darlington (Nascar)

Resultado: 1) Denny Hamlin, Toyota, 367 voltas;  2) Kyle Busch, Toyota; 3) Kurt Busch, Ford.

Martin Truex Jr já soma 1000 pontos na temporada (Nascar)

Posições no Campeonato após 29 etapas: 1) Martin Truex Jr, 1000 pontos; 2) Kyle Busch, 893; 3) Kyle Larson, 884.

Playoff: 1) Martin Truex Jr, 37 pontos; 2) Kyle Larson, 18; 3) Jimmie Johnson, 16.

Próxima etapa: 9 de setembro, Richmond Speedway, Virginia (EUA)


Campeonato Mundial de Resistência (WEC)

6 Horas do México, Cidade do México, 3 de setembro

A Porsche dominou as 6 Horas do México (WEC)

Resultado: 1) Timo Bernard (Alemanha)/Earl Bamber (Nova Zelândia)/Brendon Hartley (Nova Zelândia), Porsche 919 Hybrid, 6h00’05″757; 2) Neel Jani (Suíça)/André Lotterer (Alemanha)/Nick Tandy (Grã-Bretanha), Porsche 919 Hybrid, a 7″141; 3) Sébastien Buemi (Suíça)/Anthony Davidson (Grã-Bretanha)/Kazuki Nakajima (Japão), Toyota TS050, a uma volta; 4) Julien Canal (França)/  Nicolas Prost (França)/Bruno Senna, Oreca 07-Gibson, a 21 voltas; 5) Nicolas Lapierre (França)/Gustavo Menezes(EUA)/André Negrão (Brasil), Alpine A470-Gibson;  9) Mathias Beche (Suíça)/David Hansson (Dinamarca)/ Nelson Piquet Jr (Brasil, Oreca 07-Gibson, a 22 voltas.

Não classificado: Daniel Serra (Brasil)/Darren Turner (Grã-Bretanha)/ Jonathan Adam  (Grã-Bretanha), Aston Martin Vantage, 83 voltas.

O alemão Bernhardt (E) e os neozelandeses Hartley e Bamber, junto com um engenheiro da Porsche (WEC)

Classificação do campeonato após  etapas: 1) Timo Bernard (Alemanha)/Earl Bamber (Nova Zelândia)/Brendon Hartley (Nova Zelândia), 134 pontos;  2) Sébastien Buemi (Suíça)/Anthony Davidson (Grã-Bretanha)/Kazuki Nakajima (Japão), 93; 3) Neel Jani (Suíça)/André Lotterer (Alemanha)/Nick Tandy (Grã-Bretanha), 64.

Próxima etapa: 15 e 16 de setembro, Austin, Texas (EUA).


F-4 México

Cidade do México,, 2 e 3 de setembro:

Corrida 1 – 2 de setembro: 1) Igor Fraga (Brasil), 16 voltas em 28’31”205; 2) Moisés de la Vara (México), a 0”301; 3) Alexandra Mohnaupt (México), a 20”339.

Igor Fraga, vitória e terceiro lugar no México (F4-Mexico)

Corrida 2, 3 de setembro: 1) Moisés de la Vara (México), 16 voltas em 29’11”906; 2) Alexandra Mohnaupt (México), a 2”741; 3) Igor Fraga (Brasil), a 3’913.

Resultado final do campeonato após 20 etapas: 1) Calvin Ming (Guyana), 350; 2) José Sierra (México), 295; 3) Alexis Carreño (México), 225.


Euroformula Open

Silverstone

O Brasileiro Thiago VIvacqua enfrentou problemas na prova de Silverstone (Euroformula)

Corrida 1, 2 de setembro:
1) Harrison Scott (Grã-Bretanha), RP Motorsport, 15 voltas em 28min21s409; 2) Devlin De Francesco (Canadá), Carlin Motorsport, a 14″547; 3) Alex Karkosik (Polônia), RP Motorsport, a 18”665; 10) Thiago Vivacqua (Brasil), Campos Racing, a 38415; 15) Christian Hahn (BRA), Drivex School, a 4 voltas.

Corrida 2 , 3 de setembro:
1) Harrison Scott (GBR), RP Motorsport, 15 voltas em 28min36s706; 2) Devlin De Francesco (Canadá), Carlin Motorsport, a 11s147
3) Jannes Fittje (Alemanha), Fortec Motorsports, a 14s467; 7) Thiago Vivacqua (Brasil), Campos Racing, a 23s157; 10) Christian Hahn (Brasil), Drivex School, a 31s236.

Classificação do campeonato de pilotos após 10 etapas disputadas:
1) Harrison Scott (Grã-Bretanha), 233 pontos; 2) Nikita Troitskiy (Rússia), 131; 3) Ameya Vaidyanathan (India), 109; 5) Thiago Vivacqua (Brasil), 88; 15) Christian Hahn (Brasil), 11.

Próxima etapa: 30 de setembro/1º de outubro , Monza (Itália)


Super TC2000

Circuito de rua de Santa Fé, Santa Fé (Argentina)

Facundo Ardusso, líder do campeonato, esteve imbatível em Santa Fé (Super TC2000)

Corrida 1, 2 de setembro: 1) Facundo Ardusso, Renault, 27 voltas, em 54’52”662; 2) Matías Rossi, Toyota; 3) Agustín Canapino, Chevrolet.

Mariano Werner, vice -líder do campeonato argentino de Super TC 2000 (Super TC 2000)

Corrida 2, 3 de setembro: 1) Facundo Ardusso, Renault, 27 voltas em 55’54”070;  2) Leonel Pernía, Renault, a 0”416; 3) Bernardo Llaver, Chevrolet, a 1″153.

Posições no Campeonato após 8 rodadas:
1) Facundo Ardusso, 145 pontos; 2) Mariano Werner, 126; 3) Agustín Canapino, 113.

Próxima etapa: 1º de outubro, Buenos Aires.


TCR

Buriram Circuit, Thailandia, 3 de setembro

Corrida 1: 1) Norbert Michelisz (Hungria), Honda Civic Type R, 14 voltas em 24’44”820; 2) Dusan Borković (Sérbia), ALfa Romeo Goiulietta, a 3”7769; 3) Attila Tassi (Hungria), Honda Civic Type R, a 5”923.

Aurélien Panis venceu a corrida 2 da etapa da Tailândia (TCR)

Corrida 2: 1) Aurélien Panis (França), Honda Civic Type R, 14 voltas em 24’34″503; 2) Giacomo Altoè (Itália), Honda Civic Type R, a 1”274; 3) Stefano Comini (Suíça), a 6″120

O húngaro Attila Tassi se mantén no comando do campeonato (TCR)

Classificação do campeonato após etapas: 1) 1 Attila Tassi (Hungria, 179 pontos; 2) Jean-Karl Vernay (França), 177;  3) Stefano Comini (Suíça), 165.

Próxima etapa: 8 de outubro, Zhejiang, China.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.