Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|Stock Car: Corrida do Milhão volta para Interlagos

Interlagos terá duas etapas e Velo Città será palco da segunda etapa da temporada 2019.

PUBLICIDADE

Atualização:

Será a sexta vez que Interlagos recebe a Corrida do Milhão, o que o consolida como circuito mais tradicional da prova que garante o prêmio de RS$ 1 milhão ao vencedor. Na primeira vez que essa competição aconteceu em São Paulo, em 2011, Ricardo Maurício saiu vencedor, sendo que nos anos seguintes a vitória sorriu para Thiago Camilo (2011/12), Ricardo Zonta (2013) e Felipe Fraga (2016). Goiânia, que aparece duas vezes no calendário atual, foi palco da Corrida do Milhão em 2014, 2015 e 2018 e Rio de Janeiro (2008) e Curitiba (2017) completam essa lista.

PUBLICIDADE

Para José Aloizio Cardozo Bastos, presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo, ter a Corrida do Milhão no autódromo paulistano é motivo de orgulho:

"Receber a corrida mais importante do calendário brasileiro, tanto por causa de sua premiação quanto, principalmente, pelo alto nível da categoria, ajuda a promover o automobilismo em nosso Estado."

Carlos Col, presidente do Conselho Administrativo da Vicar Promoções Desportivas, empresa que organiza e promove a Stock Car e a Stock Light, concorda com Cardozo Bastos e completa:

"Interlagos é a pista onde os pilotos têm mais quilometragem e maior experiência, então é um lugar que pode ser considerado a casa de todos os pilotos. Além disso, o público paulista é apaixonado pela Stock Car e sempre comparece em peso ao autódromo para ver seus ídolos de perto".

Publicidade

A temporada 2019 da Stock Carmantém a tradição de 12 etapas e este ano inicia no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, município situado nos arredores de Canoas, região da Grande Porto Alegre. Essa etapa marca a disputa da 500ª corrida da categoria, que iniciou sua história no Autódromo de Tarumã no dia 22 de abril de 1979 com vitória de Affonso Giaffone. A categoria celebra, portanto, 40 anos de história e se consolida como a mais longeva do automobilismo brasileiro. A proposta inicial da Vicar era realizar essa etapa exatamente em Tarumã, mas como o circuito ainda recebe obras de melhoramento foi decidido inverter as datas com o Velopark. Dessa forma, a pista de Viamão receberá a Stock Car em 10 de novembro, antepenúltima etapa do calendário de 2019 e ainda sujeita a confirmação.

O calendário de 20197 de abril: Velopark, Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul (L) 5 de maio: Velo Città, Mogi Guaçu, SP 19 de maio: Goiânia, Goiás (L) 9 de junho: Londrina, Paraná (L) 21 de julho: Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul 11 de agosto: Campo Grande, Mato Grosso do Sul 25 de agosto: CORRIDA DO MILHÃO, Interlagos, São Paulo (L) 15 de setembro: Curitiba, Paraná* (L) 20 de outubro: Cascavel, Paraná (L) 10 de novembro: Tarumã, Viamão, Rio Grande do Sul* 24 de novembro: Goiânia, Goiás (L) 15 de dezembro: Interlagos, São Paulo (L)*Etapas com locais a serem confirmados (L) Realização de etapa da Stock Light

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.