Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|Um outro bando de loucos

Apaixonados pelo automobilismo de oito Estados do País formam o maior grid da temporada paulista.

PUBLICIDADE

Atualização:

Pilotos do RS, CE, MG, MS, PR, RJ, SC e SP formam o maior grid da temporada paulista de 2019 (Passatão)  

Eles chegaram de sete Estados com a pompa e circunstância de uma reunião de família (daquelas bem grandes) com os parentes de São Paulo. Nas carretas que trazem seus brinquedos e tralhas não faltam faixas anunciando a quatro estradas que o destino daqueles automóveis clássicos é Interlagos, o "Templo" como a pista paulistana é reverenciada e onde a festa acontece neste sábado.

Deninho Casarini participa com o Puma que pilota no Campeonato Paulista (Fotos de Vanderley Soares)  

As origens são tão diversas quanto a variedade dos 54 carros que vão compor o grid, de longe o maior da temporada paulista deste ano: cariocas, catarinenses, cearenses, goianos, mato-grossenses, paranaenses, gaúchos e os óbvios paulistas não estão inscritos nas provas mais importantes do fim de semana, mas isso pouco importa.

O fotógrafo José Mário Dias (PR) participa da prova com um Chevette preparado por Geraldo Mesquita (MG)  

PUBLICIDADE

Dividir o asfalto, o churrasco e as brincadeiras é o que vale para essa turma de loucos e apaixonados inscrita na Gold Classic Interlagos. Essa prova reflete uma tendência cada vez maior do verdadeiro automobilismo raiz brasileiro: os carros têm, no mínimo, 25 anos de idade, mas exibem saúde de fazer inveja a muitos modelos atuais. Nos boxes é comum um "rival" ajudar o vizinho; Caio Lacerda, um dos paulistas inscritos na prova, notou que algumas equipes iam precisar de galões de combustível e comprou 15 deles para resolver o problema dos visitantes.

Publicidade

Na busca da diversão e das disputas não há sequer um regulamento padrão: cada campeonato regional tem suas peculiaridades e nem mesmo a liberdade de optar por pneus slick ou modelos usados na rua, motores turbinados ou aspirados, alimentanção por carburadores ou injeção (conceitos que nunca, ou raramente se misturam em outras categorias) faz muita diferença. Com liberdade para desenvolver suas aptidões e teorias, preparadores entram em acordo com facilidade raramente vista no automobilismo.

Cascavel é o berço da Gold Classic, que este ano tem provas em Interlagos, Tarumã (RS) e, em 2020, Curvelo (MG)  

A Gold Cup Interlagos é consequência do sucesso de prova tradicional que acontece em Cascavel (PR) e reúne modelos com idade mínima de um quarto de século em largada única. O grid numeroso das edições passadas levou o organizador do evento, o jornalista Luc Monteiro (voz conhecida na transmissão de provas de várias categorias nacionais), a expandir os horizontes do paddock da categoria e a resposta foi positiva. Em meio ao sucesso do evento que acontece sábado em Interlagos já se fala em provas semelhantes nos autódromos de Tarumã (RS) e Curvelo (MG) e até mesmo em um campeonato brasileiro ou algo do gênero.

O paulista Paulo Cury inscreveu um Farus, raro esportivo mineiro lançado em 1979.  

Certamente há espaço para tal, quem sabe até mesmo em um formato menos formal e que preserve o ambiente amistoso e cordial que reina entre as equipes. Afinal, em nenhum outro segmento do esporte pode-se ver modelos de outrora populares Chevette, Escort, Fusca, Gol, Maverick, Omega, Opala, Passat, Voyage, Uno e 147 ao lado de esportivos como Puma, uma italianíssima Alfa GTA, os menos conhecidos Bianco e Farus, o elegante Karmann-Ghia e até raríssimos protótipos de competição como os Avallone-Chevrolet, Espron-BMW e Heve-VW, sem deixar de lado um Willys Interlagos.

Ford Escort de Sergio Rocha e Paulo Weber é destaque nas provas da temporada gaúcha.  

Melhor do que isso é ver todos esses automóveis em pinturas coloridas, carrocerias bem polidas e tratados a pão-de-ló por preparadores que não encontram espaço para expressar seus conhecimentos e paixão em outras categorias. Os velhinhos e barulhentos clássicos da Gold Classic Interlagos vão dividir a pista em uma programação que terá a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance (onde correm modelos importados e protótipos de competição de alto desempenho), e do Campeonato Brasileiro de Turismo Naconal (aberto a carros de turismo fabricados no Mercosul e equipados com motores de até 1.600 cm3), além da oitava rodada do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto e mais uma prova do Torneio Interlagos de Rallye de Regularidade.

O mineiro Fred Mesquita divide com oo paulista Reinaldo Cangueiro este Karmann-Ghia super modificado.  

O horário ingrato da primeira corrida (08:50) e o mais palatável da segunda largada (14:30) não devem ser obstáculos para quem for a Interlagos: o ingresso é livre (estacionamento é cobrado a R$ 20,00) e a programação é das mais intensas, estendendo-se até as 24:00 horas no sábado e até as 18:00 horas no domingo. É, de fato, um programa para o bando de loucos que ainda curte o automobilismo raiz, aquele mesmo que pavimentou o caminho de muitos brasileiros que se destacaram no Exterior. Quem quiser acompanhar pela internet pode clicar nos links do You Tube, Facebooke Portal CATVE.

Publicidade

O Bianco S do gaúcho Fernando Brock tem pintura inspirada no protótipo Mazda do Mundial de Protótipos  

A lista de inscritos

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

# Pilotos UF Equipe Automóvel Classe
2 Deninho Casarini SP Casarini Racing VW Puma Força Livre
3 Niltão Amaral RS Brazauto VW Passat Turismo Super
6 Caio Lacerda SP HT Guerra VW Gol Turismo Super
7 Thiago Perez SP Wessler Racing VW Fusca Fusca Cup
11 Eduardo Castilho SP HT Guerra VW Puma GT
12 Mauro Kern SP HT Guerra VW Puma Super Classic
14 Geraldo Mesquita MG Greff Motor Club VW Passat Turismo Super
15 Heitor Nogueira Filho SP Joes Racing Protótipo Espron Força Livre
16 Fernando "Batistinha" Batista SP Automotor Ford Maverick Premium
17 Humberto Guerra Júnior SP HT Guerra VW Passat Turismo Light
19 Paulo Cury SP Casarini Racing Farus GT GT
21 Léo Freitas MG Greff Motor Club VW Fusca Speed Fusca
22 Juliano Bastos PR Lacombe Motorsport VW Gol Força Livre
24 Marcelo Coelho MS EMS Racing VW Fusca Super Classic
25 Silvio Zambello SP Jolly Alfa Romeo GTAm Força Livre
27 Wanderlei Berlanda SC MIG Motorsports GM Omega Super Classic
29 Stanley Wessler SP Wessler Racing VW Fusca Fusca Cup
30 Carlos Harmel/Césara Cardoso SP/RS JR Competições VW Passat Turismo Super
32 Fred Mesquita/Reinaldo Cangueiro MG/SP Greff Motor Club Karmann-Ghia GT
33 Roberto Lacombe RS Lacombe Motorsport VW Gol Força Livre
37 Giovani Almeida/Alexandre Peppe SP/SP HT Guerra VW Passat Turismo Super
39 Cleiton Krause RS Brazauto Fiat Uno Turismo Light
40 Thiago Schaedler/Josimar Ribeiro RS/RS Fórmula Uno Racing Fiat 147 Força Livre
41 Ike Nodari SC Bonora Racinf Fiat Uno Turismo Light
42 Davidson Gea Zschaber MG Greff Motor Club VW Fusca Super Classic
44 Guilherme Melo MG Go Racing VW Puma GT
45 Daniel Kelemen SP RC Racing Team GM Opala Força Livre
47 José Mário Dias PR Greff Motor Club GM Chevette Turismo Light
48 Sergio Rocha/Paulo Weber RS/RS RS Racing Ford Escort Turismo Super
52 Marcelo Ferraz SP Speedtec VW Gol Força Livre
54 Rafael Lopes/Ricardo Domenech SP/SP RC Racing Team GM Opala Força Livre
56 André Mello SP DR Preparações GM Chevette Turismo Super
57 Antônio Chambel SP DR Preparações VW Gol Turismo Super
58 Ricardo Magnusson/Rogério Mendes SP/SP HT Guerra VW Gol Turismo Light
66 Almir Morales SC 66 Motorsport VW Voyage Turismo Light
69 Fernando Brock RS Eltz Racing Bianco S GT
71 Giuliano Giacomazzi RS Pieretti Racing GM Opala Premium
72 Guilherme Lacerda MG Greff Motor Club VW Voyage Turismo Super
77 Paulo "Loco" Figueiredo SP Hollywood-Loco Heve P6 Super Classic
78 Matheus Beccalli SP Greff Motor Club GM Chevette Turismo Light
83 Antônio Pitta Neto /Tarcilo Pimentel CE Barão Racing-Horse Motorsport VW Passat Turismo Super
88 Paulo Fiorini/Renato Carvalho SP/SP A&M Race Team VW Gol Turismo Super
111 Robinson Molly/Fellipe Matos SP/SP Auto Giro GM Omega Premium
111 Paulo "Mito" Feitosa MG Greff Motor Club VW Passat Turismo Super
122 Denísio Casarini SP Casarini Racing Willys Interlagos Força Livre
144 Roberto Coruja Amaral SP GM Opala Premium
222 Fábio Tokunaga PR Red Foot Racing Team VW Gol Turismo Light
271 Henrique Bartels MG Greff Motor Club VW Fusca Speed Fusca
302 Leovaldo Petry RS Project Motorsport Ford Maverick Premium
333 Manoel Salgueiro MG Greff Motor Club VW Passat Turismo Light
467 Tarcires Soares CE Boteco Praia-Saúva racing Fiat Uno Turismo Light
777 Paulo Henrique Costa PR Red Foot Racing Team VW Voyage Turismo Light
911 Ronaldo Cezar/Renan Inácio PR/PR Ronaldo Racing VW Voyage Turismo Light
913 Carlos Estites RJ HT Guerra Ford Escort Força Livre

 

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.