Um outro bando de loucos

Um outro bando de loucos

Apaixonados pelo automobilismo de oito Estados do País formam o maior grid da temporada paulista.

Wagner Gonzalez

06 de setembro de 2019 | 08h00

Pilotos do RS, CE, MG, MS, PR, RJ, SC e SP formam o maior grid da temporada paulista de 2019 (Passatão)

Eles chegaram de sete Estados com a pompa e circunstância de uma reunião de família (daquelas bem grandes) com os parentes de São Paulo. Nas carretas que trazem seus brinquedos e tralhas não faltam faixas anunciando a quatro estradas que o destino daqueles automóveis clássicos é Interlagos, o “Templo” como a pista paulistana é reverenciada e onde a festa acontece neste sábado.

Deninho Casarini participa com o Puma que pilota no Campeonato Paulista (Fotos de Vanderley Soares)

As origens são tão diversas quanto a variedade dos 54 carros que vão compor o grid, de longe o maior da temporada paulista deste ano: cariocas, catarinenses, cearenses, goianos, mato-grossenses, paranaenses, gaúchos e os óbvios paulistas não estão inscritos nas provas mais importantes do fim de semana, mas isso pouco importa.

O fotógrafo José Mário Dias (PR) participa da prova com um Chevette preparado por Geraldo Mesquita (MG)

Dividir o asfalto, o churrasco e as brincadeiras é o que vale para essa turma de loucos e apaixonados inscrita na Gold Classic Interlagos. Essa prova reflete uma tendência cada vez maior do verdadeiro automobilismo raiz brasileiro: os carros têm, no mínimo, 25 anos de idade, mas exibem saúde de fazer inveja a muitos modelos atuais. Nos boxes é comum um “rival” ajudar o vizinho; Caio Lacerda, um dos paulistas inscritos na prova, notou que algumas equipes iam precisar de galões de combustível e comprou 15 deles para resolver o problema dos visitantes.

Ford Maverick do gaúcho Leovaldo Petry disputa a categoria Premium, onde também correm protótipos .

Na busca da diversão e das disputas não há sequer um regulamento padrão: cada campeonato regional tem suas peculiaridades e nem mesmo a liberdade de optar por pneus slick ou modelos usados na rua, motores turbinados ou aspirados, alimentanção por carburadores ou injeção (conceitos que nunca, ou raramente se misturam em outras categorias) faz muita diferença. Com liberdade para desenvolver suas aptidões e teorias, preparadores entram em acordo com facilidade raramente vista no automobilismo.

Cascavel é o berço da Gold Classic, que este ano tem provas em Interlagos, Tarumã (RS) e, em 2020, Curvelo (MG)

A Gold Cup Interlagos é consequência do sucesso de prova tradicional que acontece em Cascavel (PR) e reúne modelos com idade mínima de um quarto de século em largada única. O grid numeroso das edições passadas levou o organizador do evento, o jornalista Luc Monteiro (voz conhecida na transmissão de provas de várias categorias nacionais), a expandir os horizontes do paddock da categoria e a resposta foi positiva. Em meio ao sucesso do evento que acontece sábado em Interlagos já se fala em provas semelhantes nos autódromos de Tarumã (RS) e Curvelo (MG) e até mesmo em um campeonato brasileiro ou algo do gênero.

O paulista Paulo Cury inscreveu um Farus, raro esportivo mineiro lançado em 1979.

Certamente há espaço para tal, quem sabe até mesmo em um formato menos formal e que preserve o ambiente amistoso e cordial que reina entre as equipes. Afinal, em nenhum outro segmento do esporte pode-se ver modelos de outrora populares Chevette, Escort, Fusca, Gol, Maverick, Omega, Opala, Passat, Voyage, Uno e 147 ao lado de esportivos como Puma, uma italianíssima Alfa GTA, os menos conhecidos Bianco e Farus, o elegante Karmann-Ghia e até raríssimos protótipos de competição como os Avallone-Chevrolet, Espron-BMW e Heve-VW, sem deixar de lado um Willys Interlagos.

Ford Escort de Sergio Rocha e Paulo Weber é destaque nas provas da temporada gaúcha.

Melhor do que isso é ver todos esses automóveis em pinturas coloridas, carrocerias bem polidas e tratados a pão-de-ló por preparadores que não encontram espaço para expressar seus conhecimentos e paixão em outras categorias. Os velhinhos e barulhentos clássicos da Gold Classic Interlagos vão dividir a pista em uma programação que terá a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance (onde correm modelos importados e protótipos de competição de alto desempenho), e do Campeonato Brasileiro de Turismo Naconal (aberto a carros de turismo fabricados no Mercosul e equipados com motores de até 1.600 cm3), além da oitava rodada do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto e mais uma prova do Torneio Interlagos de Rallye de Regularidade.

O mineiro Fred Mesquita divide com oo paulista Reinaldo Cangueiro este Karmann-Ghia super modificado.

O horário ingrato da primeira corrida (08:50) e o mais palatável da segunda largada (14:30) não devem ser obstáculos para quem for a Interlagos: o ingresso é livre (estacionamento é cobrado a R$ 20,00) e a programação é das mais intensas, estendendo-se até as 24:00 horas no sábado e até as 18:00 horas no domingo. É, de fato, um programa para o bando de loucos que ainda curte o automobilismo raiz, aquele mesmo que pavimentou o caminho de muitos brasileiros que se destacaram no Exterior. Quem quiser acompanhar pela internet pode clicar nos links do You Tube, Facebooke Portal CATVE.

O Bianco S do gaúcho Fernando Brock tem pintura inspirada no protótipo Mazda do Mundial de Protótipos

A lista de inscritos

#PilotosUFEquipeAutomóvelClasse
2Deninho CasariniSPCasarini RacingVW PumaForça Livre
3Niltão AmaralRSBrazautoVW PassatTurismo Super
6Caio LacerdaSPHT GuerraVW GolTurismo Super
7Thiago PerezSPWessler RacingVW FuscaFusca Cup
11Eduardo CastilhoSPHT GuerraVW PumaGT
12Mauro KernSPHT GuerraVW PumaSuper Classic
14Geraldo MesquitaMGGreff Motor ClubVW PassatTurismo Super
15Heitor Nogueira FilhoSPJoes RacingProtótipo EspronForça Livre
16Fernando “Batistinha” BatistaSPAutomotorFord MaverickPremium
17Humberto Guerra JúniorSPHT GuerraVW PassatTurismo Light
19Paulo CurySPCasarini RacingFarus GTGT
21Léo FreitasMGGreff Motor ClubVW FuscaSpeed Fusca
22Juliano BastosPRLacombe MotorsportVW GolForça Livre
24Marcelo CoelhoMSEMS RacingVW FuscaSuper Classic
25Silvio ZambelloSPJollyAlfa Romeo GTAmForça Livre
27Wanderlei BerlandaSCMIG MotorsportsGM OmegaSuper Classic
29Stanley WesslerSPWessler RacingVW FuscaFusca Cup
30Carlos Harmel/Césara CardosoSP/RSJR CompetiçõesVW PassatTurismo Super
32Fred Mesquita/Reinaldo CangueiroMG/SPGreff Motor ClubKarmann-GhiaGT
33Roberto LacombeRSLacombe MotorsportVW GolForça Livre
37Giovani Almeida/Alexandre PeppeSP/SPHT GuerraVW PassatTurismo Super
39Cleiton KrauseRSBrazautoFiat UnoTurismo Light
40Thiago Schaedler/Josimar RibeiroRS/RSFórmula Uno RacingFiat 147Força Livre
41Ike NodariSCBonora RacinfFiat UnoTurismo Light
42Davidson Gea ZschaberMGGreff Motor ClubVW FuscaSuper Classic
44Guilherme MeloMGGo RacingVW PumaGT
45Daniel KelemenSPRC Racing TeamGM OpalaForça Livre
47José Mário DiasPRGreff Motor ClubGM ChevetteTurismo Light
48Sergio Rocha/Paulo WeberRS/RSRS RacingFord EscortTurismo Super
52Marcelo FerrazSPSpeedtecVW GolForça Livre
54Rafael Lopes/Ricardo DomenechSP/SPRC Racing TeamGM OpalaForça Livre
56André MelloSPDR PreparaçõesGM ChevetteTurismo Super
57Antônio ChambelSPDR PreparaçõesVW GolTurismo Super
58Ricardo Magnusson/Rogério MendesSP/SPHT GuerraVW GolTurismo Light
66Almir MoralesSC66 MotorsportVW VoyageTurismo Light
69Fernando BrockRSEltz RacingBianco SGT
71Giuliano GiacomazziRSPieretti RacingGM OpalaPremium
72Guilherme LacerdaMGGreff Motor ClubVW VoyageTurismo Super
77Paulo “Loco” FigueiredoSPHollywood-LocoHeve P6Super Classic
78Matheus BeccalliSPGreff Motor ClubGM ChevetteTurismo Light
83Antônio Pitta Neto /Tarcilo PimentelCEBarão Racing-Horse MotorsportVW PassatTurismo Super
88Paulo Fiorini/Renato CarvalhoSP/SPA&M Race TeamVW GolTurismo Super
111Robinson Molly/Fellipe MatosSP/SPAuto GiroGM OmegaPremium
111Paulo “Mito” FeitosaMGGreff Motor ClubVW PassatTurismo Super
122Denísio CasariniSPCasarini RacingWillys InterlagosForça Livre
144Roberto Coruja AmaralSPGM OpalaPremium
222Fábio TokunagaPRRed Foot Racing TeamVW GolTurismo Light
271Henrique BartelsMGGreff Motor ClubVW FuscaSpeed Fusca
302Leovaldo PetryRSProject MotorsportFord MaverickPremium
333Manoel SalgueiroMGGreff Motor ClubVW PassatTurismo Light
467Tarcires SoaresCEBoteco Praia-Saúva racingFiat UnoTurismo Light
777Paulo Henrique CostaPRRed Foot Racing TeamVW VoyageTurismo Light
911Ronaldo Cezar/Renan InácioPR/PRRonaldo RacingVW VoyageTurismo Light
913Carlos EstitesRJHT GuerraFord EscortForça Livre

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.