Descaso com Atletas

Ontem estava lendo as noticias no computador quando uma em especial me fez refletir. A manchete era:" Ex-Fluminense e Vasco acerta com Olaria, último colocado no Carioca".

PUBLICIDADE

Por williamcapita
Atualização:

O jogador em questão é Ramon Menezes, que conheço bem porque sou muito amigo do seu irmão mais novo.

PUBLICIDADE

Hoje as noticias relatam que ele desistiu de defender a equipe alegando não haver tempo hábil para se condicionar.

Contudo quero usar o exemplo dele porque além de ser um profissional exemplar ele também administra com critério o dinheiro conquistado. Ou seja, com 40 anos, ele não precisa mais jogar futebol. Na verdade, financeiramente falando, já poderia ter parado ha alguns anos por não cometer loucuras e excessos. Então por que "insistir"?

O "problema" de quase todo atleta é o mesmo. Uma pergunta que ronda a cabeça sem resposta para a maioria. O que vou fazer quando parar?

Ramon é um afortunado porque soube como poucos preservar o que ganhou. A maioria desperdiça muito dinheiro e por isso alguns persistem porque precisam do salário e não se importam de defender pequenos clubes, muitos inclusive sem nenhuma estrutura. Mas mesmo quem esta tranqüilo financeiramente enfrenta igual dilema.

Publicidade

Acredito que todo ser humano tem mais de uma aptidão. E vejo sinais na sociedade que estou certo convivendo com pessoas polivalentes.

Infelizmente dentro do esporte polivalência  significa jogar em diferentes posições, citando os esportes coletivos.

Há um desinteresse enorme nas categorias de base com o aprendizado extra campo. A formação de um cidadão não é sequer cogitada.

Seria muito útil que clubes, professores e principalmente os pais se preocupassem em estimular os jovens a perceberem quais outros talentos eles tem.

E já que ainda isso está longe de ser uma realidade é imprescindível que o próprio atleta busque conhecer esses outros dons.

Publicidade

Ajuda profissional é uma saída para aqueles que desejam um luz. Psicólogos e agora alguns outros profissionais tem oferecido esse serviço de auxilio na transição de carreira.

Em finanças quanto mais cedo se começa a poupar mais cedo se aposenta, desde que invista bem. Em transição de carreiras quanto mais cedo você procurar pessoas capacitadas para te auxiliar menos frustrante será a hora de finalizar o sonho dourado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.