Planejamento no Futebol Brasileiro

Por que os clubes de futebol tem tanta dificuldade em entender o que significa planejar?

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Por williamcapita
Atualização:

O planejamento, falando de forma simplista, consiste em definir um objetivo e traçar a forma como o mesmo será atingido.

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Pode parecer fácil, mas se em grandes empresas é preciso trabalhar arduamente, em uma agremiação os obstáculos para respeitar e conquistar o planejamento, são ainda maiores.

Para ser presidente de uma cia muitos anos de estudos e outros tantos de trabalho são exigências normais. Para ser presidente do time do coração são necessários apenas alguns fatores: ser um torcedor apaixonado, ou se declarar como tal; Ter tato político para transitar pelas diferentes alas de "conselheiros"; E por último: ser bem visto pela torcida ou parte dela, principalmente das organizadas. Esta admiração muitas vezes se dá por troca de favores duvidosos.

Planejar para empresa é visualizar o cenário presente, projetar aonde se quer chegar a curto, médio e longo prazo. No futebol o objetivo é o mesmo para todas as equipes: ser campeão da competição, ou competições, em disputa. Olha-se apenas o curtíssimo prazo. A forma para atingir o título é muito parecida: montar um grupo de atletas capazes, uma equipe competitiva. E nem sempre é o poder financeiro que faz a diferença.

Usarei como exemplo o Ipatinga Futebol Clube onde joguei por mais de 4 anos não consecutivos.

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Em 2005 o Ipatinga sagrou-se campeão mineiro da primeira divisão, feito nunca antes alcançado por uma agremiação do interior mineiro pós-construção do Mineirão.

O elenco era composto por mais de 15 atletas oriundos do juniores do Cruzeiro e também comandado por um técnico estreante como profissional, Ney Franco.

Além de toda capacidade da comissão técnica e jogadores, uma diferença crucial na logística foi determinante para o sucesso. Por ser um estado muito grande, o desgaste nas viagens gerava uma queda de rendimento difícil de medir. Após viajar até 13 horas de ônibus, dificilmente uma equipe visitante era capaz de superar o mandante. Apenas os times grandes, que viajavam de avião, conseguiam.

Com o apoio de um grupo de empresas da região este grupo passou a viajar em vôos fretados. O efeito foi imediato. Eu já havia feito parte de outros grupos de jogadores no próprio Ipatinga e um inclusive até mais forte do que aquele campeão. Contudo, foi naquele ano que a diretoria mais acreditou, mais se empenhou e seguiu o planejamento traçado.

A partir dali o clube do Vale do Aço construiu uma subida meteórica até a primeira divisão do campeonato brasileiro, baseado no aprendizado do bom planejamento de 2005.  Não manter a política adotada no ano de maior gloria da sua história, levou o time a descensos consecutivos até o triste momento de encerrar todas as atividades.

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Um claro exemplo de como o planejamento ou o improviso podem construir e destruir uma equipe de futebol.

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