PUBLICIDADE

Porque o Brasil perdeu a Copa

Como todo brasileiro eu estou torcendo muito para que a Copa seja um sucesso. No cenário ideal nós prepararíamos um evento muito bem organizado, seriamos um exemplo de hospitalidade. As obras de infra estrutura tão necessárias seriam iniciadas logo após o anuncio de que o maior evento esportivo mundial se realizaria aqui. Aeroportos, ruas, hotéis, transportes públicos entre outros itens seriam encarados como primeira necessidade e uma reestruturação profunda seria feita.

Por williamcapita
Atualização:

O tempo passou e a esperança de um legado para os próximos anos morreu.Não teremos nada do que fora sonhado e a decepção fica ainda maior quando vemos novas notícias "maquiando" o que antes fora definido como fundamental. Ainda ontem li a noticia que a INFRAERO desistiu de construir um novo terminal em Confins e fará um "puxadinho" segundo o próprio jornal.

PUBLICIDADE

Ainda restava a esperança de ver nossa seleção dando um show dentro dos novos estádios, muito mais custosos do que o divulgado no inicio das obras. Em outubro de 2007, as 12 cidades-sede, então candidatas, apresentaram orçamento total de R$ 3,25 bilhões para estádios - a conta não incluiu o Mineirão, que não tinha estimativa de preço. A mil dias da Copa o governo federal soube o valor real dos custos das arenas: R$ 6,419 bilhões. Praticamente o dobro do previsto há quatro anos. Teríamos a chance de apagar imagem de 1950 quando perdemos a final para o Uruguai e Barbosa foi "condenado" como se futebol fosse um esporte individual e não coletivo. Entretanto, devido a soberba apregoada por uma maioria que se prende ao passado, lentamente fomos perdendo a capacidade de formar novos craques mundialmente respeitados e temidos.

Nos posicionar como país do futebol fez com que parássemos de trabalhar na formação dos jovens e estacionamos no tempo com a crença que novos talentosnasceriam prontos. Lapidar, ensinar, orientar se tornou desnecessário, nos contentamos "apenas" com o: "somos os penta campeões", ou "o atleta do século é brasileiro".

Estamos no século XXI onde a evolução, em todos os setores da vida, acontece. Mas teimamos em fazer o mesmo que fazíamos acreditando que novos problemas se solucionam com antigas respostas. Como torcedor tento não perder a esperança apesar de ser muito difícil não usar minha visão crítica adquirida ao longo dos anos dentro do mundo futebolístico. Vivemos um momento em que jovens talentos serão responsáveis por representar uma nação apaixonada pelo esporte, mas que desaprendeu a torcer pela seleção canarinha.Esse é mais um fator negativo(temos media de idade muito baixa com jogadores pouco vividos na seleção principal e uma CBF constantemente envolvida em escândalos). Os brasileiros, diferente do passado, torcem e se preocupam muito mais com seus times do que com o selecionado verde e amarelo. Não ter mais essa identificação faz com que cobremos muito mais e sejamos menos pacientes em uma partida pouco bonita.

A prepotência ainda faz com que alguns declarem que somos favoritos e que temos a obrigação de ganhar. Pergunto por que teríamos essa responsabilidade? Não somos a melhor equipe e isso a maioria das pessoas do mundo concorda, inclusive os sites de apostas. O simples fato de jogar em casa nos alçaria a essa condição? Está o Barcelona demonstrando que fator mando de jogo já não é tão decisivo como fora anos atrás. Eu mesmo, sem querer comparar, já participei de times que não se importavam se o jogo era dentro ou fora de casa. E muitas vezes, jogava melhor fora.

Publicidade

Minha esperança de conquistar o hexa me acompanhará até 2014 e quero muito estar errado sobre minhas previsões. Contudo, se perdermos sempre haverá outra depois de quatro anos. Infelizmente o que não teremos tão cedo é outra oportunidade de fazermos as obras de infra estrutura que nosso amado (não por quem governa) país tanto carece.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.