Há 32 anos, a última luta de Servílio, o Eder de Ébano

"Ele é tão bom quanto o Eder Jofre." O comentário era muito comum no fim dos anos 70, quando Servílio de Oliveira surgiu no boxe. E se existe uma injustiça na nobre arte, é o fato de Servílio de Oliveira não ter sido campeão mundial. Com uma variedade de golpes espetacular, um jogo de pernas envolvente e uma pegada fora do comum para a categoria dos moscas, o Eder de Ébano merecia ter alcançado a maior glória.

PUBLICIDADE

Por wilsonbaldini
Atualização:

Até hoje é o único brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. Foi bronze na Cidade do México, em 1968. No ano seguinte entrou para o boxe profissional e seguiu acumulando sucessos.

PUBLICIDADE

Mas em 3 de dezembro de 1971, diante do norte-americano, filho de mexicanos, Tony Moreno, em São Paulo, a carreira de Servílio ficou prejudicada. Raçudo, ele venceu o duelo por pontos, mas um descolamento de retina prejudicou sua caminha em direção ao cinturão de melhor do mundo.

Servílio ainda tentou seguir a carreira até 29 de julho de 1977, mas já não era o mesmo. Foram 17 lutas, todas vitoriosas, com nove nocautes.

Servílio não foi campeão mundial, mas ganhou o respeito e a admiração de todos os brasileiros. Para sempre.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.