PUBLICIDADE

Jimmy Ellis, ex-campeão dos pesados, morre aos 74 anos

Jimmy Ellis, campeão dos pesos pesados de 1968 a 1970, morreu ontem, aos 74 anos, vítima do Mal de Alzheimer. Ellis teve grande carreira amadora e lutou duas vezes contra Muhammad Ali. Perdeu a primeira e venceu a segunda. Assim como Ali, Ellis nascera em Louisville, no Kentucky. Ele foi campeão do tradicional torneio Golden Gloves.

Por wilsonbaldini
Atualização:

No profissionalismo, Ellis disputou 53 lutas, com 40 vitórias (24 por nocaute), 12 derrotas e um empate. Foi campeão em 26 de abril de 1968, ao vencer Jerry Quarry, por pontos. Defendeu o título com êxito uma vez, frente a Floyd Patterson, e perdeu na luta seguinte, em 16 de fevereiro de 1970, para Joe Frazier.

PUBLICIDADE

Em 26 de julho de 1971, perdeu, por nocaute técnico no 12º round, para Ali, diante de 31.947 torcedores. Angelo Dundee, que era treinador dos dois lutadores, ficou no córner de Ellis para aumentar sua bolsa.

Após a derrota para Ali, a carreira de Ellis entrou em declínio e ele acumulou derrotas para Earnie Shavers, Ron Lyle, Joe Bugner e Joe Frazier. Lutou até 1975.

Depois de pendurar as luvas, Ellis passou a trabalhar como técnico e ganhou o respeito de todos no mundo da nobre arte.

Veja a luta Ellis x Quarry.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.