Edgar Su / Reuters
Edgar Su / Reuters

Antetokounmpo brilha e lidera Grécia em vitória sobre Montenegro; EUA vencem

Equipe do MVP da última temporada da NBA será a próxima adversária do Brasil na competição

Redação, Estadão Conteúdo

01 de setembro de 2019 | 15h29

Liderada por Giannis Antetokounmpo, eleito o MVP da última temporada da NBA, a Grécia estreou no Mundial de Basquete, que está sendo disputado na China, com vitória sobre Montenegro por 85 a 60. Os gregos dominaram o rival e ficaram à frente no placar em todo o jogo.

Antetokounmpo precisou de apenas 16 minutos em quadra para anotar dez pontos e oito rebotes, além de duas roubadas de bola e um toco. No final, mesmo sem jogar tudo o que pode, o ala, que defende o Milwaukee Bucks na NBA, foi essencial para os gregos deslancharem no jogo.

Atuando no início e no último período do jogo, Antetokounmpo protagonizou belos lances. Seus cartões de visita neste Mundial, o primeiro de sua carreira, foram uma roubada de bola seguida de uma enterrada espetacular no segundo quarto e um toco em Vucevic no terceiro período. 

Integrante do Grupo F, a Grécia tem o Brasil como próximo adversário na primeira fase da competição. O duelo será nesta terça-feira, às 9 horas (de Brasília) e valerá a liderança da chave. 

"Tivemos um começo estranho no jogo, mas conseguimos nos ajustar na hora certa. É claro que o Brasil é um time totalmente diferente do Montenegro, mas vamos começar nossa preparação agora", projetou o técnico da Grécia, Thanasis Skourtopulos.

EUA VENCEM

Os Estados Unidos, atuais bicampeões mundiais, também estrearam com vitória no torneio. Os norte-americanos passaram pela República Checa por 88 a 67. O armador Kemba Walker contribuiu com 13 pontos e quatro assistências e foi o destaque da partida.

Vale lembrar que os Estados Unidos, que estão em busca de seu sexto título mundial, disputam a competição com uma equipe alternativa, sem as principais estrelas da NBA, como LeBron James, Stephen Curry e James Harden. Mesmo assim, a equipe do técnico Gregg Popovich, pentacampeão da liga americana com o San Antonio Spurs, é favorita à conquista.

Nos outros dois jogos encerrados há pouco neste domingo, a França superou a Alemanha por 78 a 74, num dos duelos mais equilibrados desta primeira rodada, e a Lituânia atropelou Senegal por 101 a 47, conseguindo a maior diferença de pontos na rodada inicial.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.