Derick E. Hingle|USA Today
Derick E. Hingle|USA Today

Davis confirma que desfalcará basquete dos EUA na Olimpíada

Lesões no ombro e no joelho tiram pivô dos Pelicans dos Jogos

Estadão Conteúdo

21 de março de 2016 | 18h14

A expectativa de Anthony Davis não vir ao Rio para a disputa dos Jogos Olímpicos agora se tornou oficial. Após o New Orleans Pelicans confirmar que o seu astro vai perder o restante da temporada 2015/2016 da NBA por causa de lesões no ombro e joelho esquerdo, o próprio pivô revelou nesta segunda-feira que está fora da Olimpíada por causa das lesões, que o forçarão a ser passar por uma cirurgia.

A estimativa dos médicos é de que Davis fique afastado das quadras por um período entre quatro e cinco meses. Assim, ele não participará dos últimos 14 jogos do Pelicans na temporada regular da NBA - o time está fora da zona de classificação aos playoffs - e também do torneio de basquete da Olimpíada, em agosto.

"É um longo tempo sem uma bola de basquete nas mãos, é o que eu penso. Mas no final do dia, você só quer estar saudável, e se preparar para o início da próxima temporada, estar pronto para os treinamentos e a pré-temporada, tentando voltar para a equipe o mais rápido possível", disse.

Davis explicou que o problema no joelho é o mais grave e sua combinação com a lesão no ombro o levaram a decidir pela parada para se recuperar totalmente. O astro do Pelicans lamentou ficar fora da Olimpíada do Rio após conquistar a medalha de ouro nos Jogos de Londres, em 2012, e também levar o título do Mundial de Basquete de 2014 pelos Estados Unidos.

"Isso é difícil. É definitivamente difícil", disse. "Vinte e três anos, mais dois Jogos Olímpicos, talvez. Eu amo a seleção norte-americana de basquete, amei quando joguei em 2012, amei o Mundial em 2014. Foi definitivamente uma decisão difícil. Mas eu acho que todo mundo entende que a saúde é mais importante do que estar em quadra. Eu amo jogar pela seleção norte-americana e representar o meu país. Espero que eu tenha a chance de jogar novamente pela equipe dos Estados Unidos".

A confirmação da ausência na Olimpíada de um dos principais homens de garrafão da NBA na atualidade confirma quer Anthony Davis teve uma temporada para esquecer em 2015/2016. Quando esperava-se que ele assumiria o protagonismo na liga e se tornaria um de seus principais destaques, o ala/pivô do Pelicans sofreu com diversas lesões e não conseguiu uma sequência de jogos. E agora ele está definitivamente fora do Rio-2016.

A comissão técnica da seleção dos Estados Unidos só anunciou, até agora, uma lista prévia de 31 nomes para a Olimpíada do Rio, lidera por astros como LeBron James e Stephen Curry. A relação terá que ser reduzida para 12 nomes, mas agora já se sabe que Anthony Davis não estará nela.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.