Jason Miczek/AP
Jason Miczek/AP

'As outras seleções evoluíram no basquete', diz Michael Jordan

Astro afirma que Dream Team de 1992 era melhor que o time atual, porém teria mais dificuldades se jogasse hoje em dia

O Estado de S. Paulo,

17 de agosto de 2012 | 12h41

Antes dos Jogos de Londres, a seleção americana masculina de basquete afirmava que ia à Olimpíada para fazer melhor do que o aclamado Dream Team de 1992. Aquela equipe liderada por Michael Jordan foi a primeira a contar com astros da NBA e atropelou todos os adversários. Nesta entrevista, o ídolo do Chicago Bulls analisa que o time da década de 1990 era melhor que o atual, porém uma das grandes diferenças é que o basquete está mais equilibrado.

Qual seleção de basquete dos Estados Unidos é melhor, a de 1992 ou a de 2012?

Nunca saberemos, mas acho que nossa equipe era mais completa ofensivamente e defensivamente. Eles podem ser mais atléticos do que éramos, mas acho que nosso time era mais brilhante e estava mais preparado.

Você acredita que o basquete americano e seu estilo ajudaram a melhorar o nível do basquete internacional?

Sim. Há muitos bons jogadores estrangeiros.Hoje mesmo há muitos jogadores europeus que poderiam fazer parte de um hipotético Dream Team. Os EUA ganharam da Espanha na final olímpica por apenas sete pontos (107 a 100).

Os EUA deixaram de dominar o basquete mundial?

Acredito que continuamos dominando o basquete, mas o nível internacional melhorou muito. Também acredito que, se estivéssemos na mesma situação da equipe deste ano e tivéssemos de enfrenta esses europeus,provavelmente não teríamos sido tão dominantes como fomos nos Jogos Olímpicos de 1992.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.