Brasil disputa bronze no basquete nos Jogos da Lusofonia

Sem os titulares em quadra, seleção é superada pela Angola por 80 a 71 e encara Portugal neste domingo

EFE,

18 de julho de 2009 | 15h39

Com o time B, a seleção brasileira de basquete masculino perdeu neste sábado para Angola por 80 a 71 e enfrentará Portugal na disputa pela medalha de bronze dos Jogos da Lusofonia.

O cestinha da equipe comandada pelo técnico espanhol José Neto - o espanhol Moncho Monsalve comanda o time principal - foi Fúlvio de Assis, com 16 pontos. Os angolanos, por sua vez, encaram na decisão Cabo Verde, que superou os portugueses por 67 a 66.

No atletismo, os brasileiros foram ouro com Eduardo Vasconcelos (400 metros), Lucimar Moura (100 m), Lucimara Silva (salto em altura) e Elisângela Adriano(lançamento de peso).

Na sexta, a equipe de futsal foi campeã ao bater Portugal por 2 a 0, com gols de Lukaian e Fernandinho.

O Brasil lidera o quadro de medalhas dos Jogos da Lusofonia com 68 medalhas, sendo 32 de ouro - 11 a mais que os anfitriões. A competição reúne a comunidade de países de língua portuguesa, incluindo as ex-colônias do país na América, África e Ásia.

Completam a relação de participantes Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (China), Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Outras três nações foram convidadas: Sri Lanka, Guiné Equatorial - ex-colônia espanhola na África que ano passado pediu entrada na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) -, e Índia, ainda com forte influência da colonização portuguesa.

Atletismo, basquete, futebol, futsal, judô, tae kwon do, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia são as modalidades em disputa nos Jogos da Lusofonia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.