Brasil e Argentina anunciam torneio de basquete

ideia é fortalecer as principais equipes dos países, além de troca de know-how fora de quadra

AE, Agencia Estado

12 de março de 2010 | 19h33

Os dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pelo Novo Basquete Brasil, e a Asociación de Clubes de Basquetbol, da Argentina, oficializaram nesta sexta-feira o Torneio Interligas, que será disputado pelos quatro primeiros colocados do campeonato de cada país.

As oito equipes serão divididas em dois quadrangulares, um realizado no Brasil e outro na Argentina. Nos cruzamentos, o primeiro e o segundo colocados do NBB vão enfrentar o terceiro e quarto colocados da Liga Argentina. No outro grupo, os dois primeiros da Argentina duelarão com as outras duas equipes do Brasil.

Os dois quadrangulares serão disputados em datas diferentes. O primeiro será realizado entre os dias 6 e 8 de abril, e o segundo, entre 9 e 11 do mesmo mês. A decisão do torneio acontecerá no dia 14, na sede do último quadrangular. Se a final contar com duas equipes do mesmo país, a partida decisiva será disputada no local correspondente.

Ao final da reunião que oficializou a competição, o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, celebrou o acordo. "Fiquei muito feliz com a vinda de vocês [dirigentes da Associação Argentina], pois isso mostra que estamos no caminho certo. Esse é o momento de unirmos essas duas potências do basquete sul-americano", comentou.

O presidente da Associação Argentina, Eduardo Bazzi, também exaltou o torneio. "É importante essa união das duas ligas pois elas representam o melhor nível técnico da América Latina. Esse torneio vai ajudar a melhorar as instituições, os clubes, os técnicos, os jogadores e os árbitros de ambos os países".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.