Brasil vence Cuba e garante vaga no Mundial

A seleção brasileira feminina de basquete cumpriu seu objetivo na Copa América, ao garantir vaga no Mundial de 2010, na República Checa. A classificação veio na noite deste sábado, quando o Brasil derrotou Cuba, por 79 a 59, na semifinal do campeonato disputado em Cuiabá.

AE, Agencia Estado

26 de setembro de 2009 | 22h33

A Copa América dá três vagas no Mundial de 2010. Assim, ao chegar à final, o Brasil já está garantido na República Checa. E, na noite deste domingo, a seleção ainda decidirá o título da competição, tentando repetir os feitos de 1997 e 2001, quando também foi campeã.

"A sensação é de dever cumprido. Mas nosso objetivo também é vencer a Copa América", disse a armadora Helen, de 35 anos, que é uma das jogadoras mais experientes da atual seleção e é principal arma do técnico Paulo Bassul para as bolas de três pontos.

Ao contrário dos outros jogos na Copa América, a seleção brasileira soube aproveitar os arremessos de lances livres neste sábado, com 75% de aproveitamento. E Helen foi a cestinha, com 24 pontos marcados, sendo seis acertos em oito tentativas de bolas de três pontos.

"Enquanto eu tiver condições de ajudar a seleção, eu estarei aqui. Eu amo vestir esta camisa ", avisou Helen. "O importante era conseguir a vaga. Agora, vamos encarar a final", disse a pivô Alessandra, outra veterana do time brasileiro, também com 35 anos de idade.

Tudo o que sabemos sobre:
basqueteCopa AméricaBrasilCuba

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.