Brasil vence em estreia de torneio feminino de basquete

Seleção bateu a Argentina por 77 a 71, no primeiro jogo no Torneio Internacional de Picardie, na França

AE, Agência Estado

16 de setembro de 2010 | 15h52

A seleção brasileira feminina de basquete venceu a Argentina por 77 a 71, nesta quinta-feira, em sua estreia no Torneio Internacional de Picardie, na França. A partida foi realizada no ginásio Le Coliseum, na cidade de Amiens, e serviu como preparação para a equipe que irá disputar o Campeonato Mundial a partir do próximo dia 23, na República Checa.

O principal destaque do Brasil no confronto desta quinta foi a ala Karen, que marcou 16 pontos, enquanto a argentina Matina Cava, com 20, foi a cestinha do jogo. A pivô brasileira Franciele teve papel importante, com 14 pontos. O triunfo da seleção nacional, porém, se deveu muito também ao bom desempenho dentro do garrafão - foram 37 rebotes do time contra apenas 21 apanhados pelas adversárias.

Nesta sexta-feira, o time dirigido pelo técnico Carlos Colinas volta à quadra para enfrentar o Japão, às 13 horas (de Brasília), em Beauvais, mesma cidade francesa onde no sábado o Brasil irá encarar as donas da casa, no confronto que fechará a sua participação na competição amistosa.

Após medir forças com os dois adversários, as jogadoras da seleção embarcarão para a República Checa na segunda-feira, às 13h15 (horário de Brasília), para iniciar a fase final de preparação para o Mundial. O Brasil irá integrar o Grupo C do torneio, com sede em Brno, que terá também a presença de Coreia do Sul, Espanha e Mali. A estreia das brasileiras será no dia 23, às 10h15 (de Brasília), contra as sul-coreanas.

O Brasil ainda não conseguiu contar com a sua força total durante o seu período final de preparação para o Mundial, já que a ala Iziane e a pivô Erika seguem nos Estados Unidos disputando as finais da WNBA. Elas defendem o Atlanta Dream e, justamente nesta quinta-feira, a partir das 21 horas (de Brasília), tentarão ajudar o time a evitar o título do Seattle Storm já no terceiro confronto da melhor de cinco partidas da decisão.

Derrotadas nos dois primeiros duelos, Iziane e Erika se juntarão à seleção brasileira após o fim da participação do Atlanta na competição. Em caso de uma vitória do time nesta quinta, o quarto jogo da decisão será no próximo domingo. E, se a série melhor de cinco duelos ficar empatada por 2 a 2, o quinto e derradeiro confronto será na próxima terça-feira, fato que inviabilizaria a participação das duas jogadoras na estreia do Brasil no Mundial, apenas dois dias depois do eventual embate em solo norte-americano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.