PUBLICIDADE

Publicidade

Brasil vence Panamá e mantém 1.º lugar na Copa América

Vitória de 84 a 64 deixa seleção brasileira na ponta do Grupo B; segunda fase começa na terça-feira

Por Alan Rafael Villaverde
Atualização:

Sem muita dificuldade, a seleção brasileira venceu o Panamá por 84 a 64 na noite deste domingo, na última partida da primeira fase da Copa América, que classifica os quatro primeiros colocados ao Mundial de 2010, na Turquia.

Mas, como acontecera em partidas anteriores, os jogadores brasileiros mostraram boa capacidade de adaptação ao jogo adversário e, numa troca constante de posição, conseguiram abrir vantagem no terceiro período, vencido por 28 a 14. "Voltamos com mais força no terceiro período. O time do Panamá é forte, e uma vitória sobre eles era fundamental para nós", afirmou Leandrinho.

O bom jogo no começo do segundo tempo deu a vantagem no placar de 20 pontos, que foi suficiente para assegurar a vitória brasileira, mas pontos negativos merecem ser destacados. O técnico Moncho Monsalve viu, mais uma vez, a seleção errar em jogadas tolas e se precipitar com arremessos sem ângulo e proteção no garrafão. Por sorte, o rival também errava em demasia.

TREINO

Como os 20 pontos eram suficientes para vencer, Moncho Monsalve deu nova oportunidade para alguns reservas, que entraram em quadra durante o quarto período. JP Batista foi o destaque, com boa movimentação e quatro pontos.

NO MESMO RITMO

O cestinha do jogo foi Leandrinho, com 17 pontos, mas mais três jogadores terminaram a partida com mais de 10 pontos: Anderson Varejão e Marcelinho Huertas, com 15 pontos, e Tiago Splitter, com 10.

Publicidade

Outro destaque foi o aproveitamento nos arremessos de três pontos: 47%, com nove acertos em 19 tentativas. Já os lances livres voltaram a ser um problema, com aproveitamento de apenas 65%.

PUBLICIDADE

PROBLEMASCestinha do Brasil na primeira fase, o ala/armador Leandrinho, do Phoenix Suns, está com uma lesão na mão direita e teve de jogar no sacríficio. "Eu vou jogar não importa o que acontecer. Eu vim para a seleção para conquistar os resultados", disse o jogador.O técnico Moncho Monsalve, no entanto, prega cautela. "Ele [Leandrinho] jogou com muita vontade, mas é preciso ter calma e analisar o que é melhor fazer para o restante da competição'.OS MELHORESApesar de fechar a primeira fase com a melhor campanha, Moncho Monsalve não dá o favoritismo ao Brasil. "Vejo a República Dominicana e Porto Rico, pelo talento que possuem, como as duas seleções favoritas ao título. Também acho que Canadá e Argentina são times perigosos e darão muito trabalho na segunda fase."Sobre a ordem dos adversários na segunda fase, que serão os times do Grupo A, Moncho foi objetivo. "Pouco me importa qual será a ordem. Nós temos de vencer se realmente queremos uma vaga no Mundial. Não tem escolha".(atualizado às 9h59 de 31/8 para acréscimo de informação)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.