Divulgação
Divulgação

Clássicos paulistas esquentam briga por posições no NBB

Paulistano, Assis, Pinheiros e Bauru buscam um lugar na zona de classificação para os playoffs do torneio

Redação,

31 de março de 2009 | 17h36

Dois clássicos paulistas movimentam a briga por uma vaga entre os oito melhores do Novo Basquete Brasil (NBB). O Paulistano/Amil recebe o Unimed/Assis, enquanto o Pinheiros enfrenta o Itabom/Bauru. As duas partidas ocorrem nesta quarta-feira, às 20 horas, em São Paulo, e são válidas pela terceira rodada do returno, que terá outros cinco jogos.

As quatro equipes disputam um lugar na zona de classificação para os playoffs. O Bauru é o sétimo colocado, com 23 pontos em 15 jogos. O Pinheiros vem logo em seguida, com 22 em 16 partidas. O Paulistano está em 10.º lugar, também com 22 pontos, enquanto o Assis ocupa a 11.ª posição, com 21, mas em apenas 14 confrontos disputados até o momento.

Quem vive a melhor fase é o Bauru. Comandado pelo técnico Guerrinha, o time do interior paulista vem de quatro vitórias consecutivas. O último triunfo ocorreu contra o Universo/Brasília, que ocupava a liderança do NBB na ocasião.

Já o Pinheiros faz uma campanha irregular no NBB. Após um início ruim no primeiro turno, a equipe do técnico Cláudio Mortari embalou na competição e obteve uma série positiva, mas voltou a acumular derrotas nas últimas duas rodadas, contra Pitágoras/Minas e Flamengo/Petrobras.

"O fator casa tem que ser importante para essas próximas duas partidas, em que enfrentaremos adversários diretos na luta pela classificação. Bauru está fazendo uma boa campanha, vem de uma sequência favorável e tem apresentado um bom basquete. Mas, se almejamos alguma coisa neste campeonato, isso passa por esses dois jogos", disse Mortari.

No outro clássico desta quarta-feira, o Paulistano busca se recuperar de três derrotas seguidas. O time do técnico João Marcelo Leite espera repetir o desempenho do turno, quando conseguiu sua primeira vitória na competição diante do Assis.

"A expectativa é muito grande, pois esta rodada tem um peso maior. Vamos enfrentar um adversário direto, que é o Assis, com o qual estamos empatados. É importante passar à frente deles, para termos uma vantagem no playoff", comentou João Marcelo.

Com um elenco renovado para o NBB, o Assis tem surpreendido os rivais ao brigar por uma vaga para os playoffs. A equipe do técnico Marco Antônio Aga tem oscilado na competição, mas está com dois jogos a menos que os rivais diretos na briga pela classificação e pode dar um salto na tabela em caso de vitória.

"Esse bom desempenho logo no começo nos surpreendeu. Ainda tem muito campeonato pela frente e vamos brigar por um lugar nos playoffs até o fim. Acredito que os seis primeiros colocados já estão definidos e que restam apenas duas vagas na próxima fase", comentou Aga. "Há uma rivalidade entre essas equipes (contra Bauru, Pinheiros e Paulistano) que vem do Campeonato Paulista. Os times se conhecem e a expectativa é a de jogos difíceis, decididos no último quarto."

EXTREMOS

A terceira rodada do returno também terá um confronto de extremos. Líder do NBB, o Flamengo enfrenta o São José/Unimed, 15.º colocado, nesta quarta-feira, às 19 horas, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

A equipe carioca vem embalada por uma sequência de cinco vitórias. No total, o rubro-negro ganhou 14 de seus 16 confrontos no NBB e soma 30 pontos na classificação. Já a equipe do interior paulista venceu duas vezes em 16 jogos e tem 18 pontos.

Veja todos os jogos da rodada nesta quarta:

18h30

Cetaf/Garoto x Univille/Joinville

19 horas

Flamengo/Petrobras x São José/Unimed/Vinac

20 horas

Universo/Brasília x Lupo/Araraquara

Saldanha da Gama x Univates/Bira

Pitágoras/Minas x Winner/Limeira

Paulistano/Amil x Unimed/Assis

Pinheiros x Itabom/Bauru

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.