PUBLICIDADE

Publicidade

Clubes aprovam playoffs em mini-sedes e a adaptação de fases decisivas do NBB

Oitavas e quartas da competição também serão encurtadas para séries de três jogos, em vez de cinco

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) realizada através de videoconferência, os clubes que disputam o NBB decidiram pela adaptação no modelo dos playoffs da temporada 2020/2021. Diferente do que estava previsto no regulamento da competição, a fase decisiva do campeonato será disputada no sistema de "mini-sedes".

Desde o início do campeonato, em novembro, o NBB tem sido realizado em etapas sediadas, em que cada equipe disputa uma sequência de partidas no mesmo local. Essa decisão permitiu uma alta diminuição no deslocamento dos times durante a temporada e um maior controle em relação ao protocolo de saúde criado pela equipe multidisciplinar da LNB antes do começo da competição.

O NBB é o principal torneio de basquete do Brasil Foto: Reprodução / Instagram

PUBLICIDADE

Após 194 partidas realizadas em 121 dias na fase de classificação, os atletas, staff das equipes e árbitros já realizaram mais de 8.300 testes de covid-19, com 96 casos positivos: 65 atletas, 21 membros de comissão técnica e 10 árbitros.

Além da decisão sobre as mini-sedes, os clubes optaram também pelo encurtamento das fases de oitavas e quartas de final para séries em "melhor-de-três" jogos. As semifinais e as finais foram mantidas em confrontos de até cinco partidas.

As oitavas e as quartas de final serão sediadas, preferencialmente, nas cidades do primeiro e segundo colocados da fase de classificação. Caso a cidade-sede apresente qualquer restrição ou dificuldade para organizar as partidas nas datas previstas pela LNB, a preferência para sediar os jogos passa para a próxima equipe na ordem de classificação.

Portanto, o líder do NBB, Flamengo, poderá sediar os confrontos das oitavas (5.º x 12.º e 8.º x 9.º) e, ainda, receberá o quarto colocado da competição, que também fará a sua disputa de quartas nesta sede. Já o segundo lugar, Minas Tênis Clube, poderá ser sede dos outros dois duelos de oitavas de final (6.º x 11.º e 7.º x 10.º), além do jogo de quartas de final do terceiro colocado da fase regular.

Após as oitavas e quartas, a equipe que possuir melhor colocação entre os quatro semifinalistas terá preferência para sediar as semifinais e as finais, que serão realizadas de forma consecutiva em sede única, respeitando também as restrições locais em relação à pandemia. Os locais e as datas dos playoffs serão anunciados pela LNB nas próximas semanas.

Publicidade

Para os playoffs, também ficou definido o retorno do Instant Replay em todos os jogos. Como a fase decisiva do campeonato terá transmissão ao vivo de 100% das partidas, os clubes aprovaram a inclusão do recurso da arbitragem de vídeo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.