Fiba
Fiba

Com protocolo rígido, NBB testa novo formato com etapas sediadas por causa da covid-19

Temporada 2020-2021 começa nesta terça-feira sob os efeitos da pandemia do novo coronavírus

Marcius Azevedo, O Estado de S.Paulo

10 de novembro de 2020 | 05h00
Atualizado 10 de novembro de 2020 | 11h48

A bola sobe nesta terça-feira para o início da temporada 2020-2021 do Novo Basquete Brasil (NBB). A principal novidade do torneio será o formato, com todo o primeiro turno realizado em etapas sediadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

A partida de abertura será entre Campo Mourão, do Paraná, e Fortaleza Basquete Cearense, no Maracanãzinho, no Rio. O ginásio vai receber no mesmo dia o jogo entre Flamengo e Minas. Unifacisa, da Paraíba, e Pato Basquete, do Paraná, são os outros times que vão atuar nesta sede no começo do NBB.

Outra local que será utilizado no início da competição será o ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. Lá vão jogar Corinthians, Franca, Bauru, São Paulo, Paulistano, Pinheiros, Brasília e Cerrado Basquete, além claro do time da casa.

Os outros locais escolhidos pela Liga Nacional de Basquete até o final do primeiro turno, em 12 de janeiro, são: os ginásios Antônio Prado Jr. (Paulistano), Henrique Villaboim (Pinheiros), Antônio Galvão (São Paulo), Wlamir Marques (Corinthians), além de Brasília. 

A LNB elaborou um protocolo bastante rígido, com ajuda do médico infectologista Max Igor Banks Ferreira Lopes, do Hospital das Clínicas da USP. Os médicos Cláudio Cardone (Flamengo), Diogo Vilar (Unifacisa) e Diego Gadelha (Unifacisa) também participaram da processo, que foi baseado em documentos de outras ligas, como NBA e ACB da Espanha.

Entre as principais medidas do protocolo estão o veto ao público nos ginásios e a divisão dos locais dos jogos em três áreas, para favorecer o distanciamento social, além da realização de testes com uma frequência. Os atletas e profissionais dos clubes farão um teste a cada três ou quatro dias - em períodos de jogos.

A tabela do segundo turno ainda não foi divulgado pela LNB e vai depender da situação da pandemia no Brasil. Com 16 equipes, apesar da novidade com sedes, o NBB terá os playoffs no mesmo formato das temporadas anteriores, com exceção da última que foi encerrada antes do previsto e sem campeão por causa da covid-19.  

Até por causa do novo formato é difícil apontar um grande favorito. O Flamengo continua como o time de maior investimento, mas São Paulo, Bauru, Minas, Unifacisa, Franca e Paulistano têm condições de brigar pelo título, sem contar equipes que podem surpreender, como Fortaleza Basquete Cearense, Corinthians e Mogi das Cruzes.

ONDE ASSISTIR A NBB

A competição terá transmissão ao vivo pelo canal ESPN Brasil e na internet é possível assistir pelo canal de steaming DAZN

 

JOGOS DA PRIMEIRA RODADA

TERÇA-FEIRA

17h Campo Mourão x Fortaleza Basquete Cearense

20h Flamengo x Minas

QUINTA-FEIRA

15h30 Unifacisa x Campo Mourão

15h30 Corinthians x Franca

18h Fortaleza Basquete Cearense x Flamengo

20h30 Minas x Pato Basquete

SEXTA-FEIRA

20h Mogi das Cruzes x Bauru

SÁBADO

15h Campo Mourão x Minas

15h São Paulo x Corinthians

17h30 Pato Basquete x Fortaleza Basquete Cearense

17h Lobos Brasília x Paulistano

20h Flamengo x Unifacisa

20h Franca x Pinheiros

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.