Corte de Paulão define grupo do Brasil para Pré-Olímpico

O pivô Paulão Prestes cortado nesta terça-feira pelo técnico Ruben Magnano. Com isso, a seleção brasileira masculina de basquete já tem seu grupo de 12 jogadores definido para a disputa do Torneio Pré-Olímpico, que acontecerá entre 30 de agosto e 11 de setembro, em Mar del Plata, na Argentina.

AE, Agência Estado

23 de agosto de 2011 | 14h31

"Infelizmente, não consegui ficar entre os 12 que vão ao Pré-olímpico, mas sigo na torcida pelos companheiros, já que me sinto parte do grupo e confio na conquista da vaga olímpica. Agora, é seguir trabalhando no meu clube para voltar nas próximas convocações", declarou Paulo Prestes.

Com o corte do armador Raulzinho, no dia 13 de agosto, Magnano deixava claro que o último atleta que sairia do grupo seria um pivô. Com isso, Caio Torres e Paulão Prestes apareciam como possíveis baixas, já que Tiago Splitter é o principal jogador da equipe e Rafael Hettsheimeir vinha atuando bem.

Magnano, no entanto, esperou até a recuperação de Tiago Splitter, que é o principal nome da seleção brasileira e vinha enfrentando dores musculares. Mas o pivô do San Antonio Spurs (NBA) conseguiu participar do jogo-treino de segunda-feira, contra a República Dominicana, em Foz da Iguaçu, confirmando estar em boas condições para defender o Brasil no Pré-Olímpico.

Assim, Magnano acabou cortando Paulão Prestes nesta terça-feira. O jogador do Murcia, da Espanha, é o nono a deixar o grupo inicialmente convocado. Leandrinho e Nenê pediram dispensa e sequer se apresentaram. Anderson Varejão foi dispensado no início dos treinos, por conta de uma lesão. Em seguida, o norte-americano Larry Taylor se tornou baixa, por não conseguir a naturalização a tempo.

Os alas Arthur e Diego, ambos lesionados, deixaram a seleção durante os treinos em São Paulo. E, por fim, por critérios técnicos, Magnano havia optado pelo corte de Douglas Nunes e Raulzinho. Agora, foi a vez de Paulo Prestes, fechando o grupo que tentará levar o basquete brasileiro à Olimpíada de Londres, em 2012.

Já com o grupo definido, a seleção brasileira disputa nesta semana a Copa Tuto Marchand, torneio amistoso que acontecerá em Foz do Iguaçu e contará com a participação de República Dominicana, Porto Rico e Canadá. Os canadenses são os adversários do Brasil na estreia, em jogo que acontece na noite desta quarta-feira.

Confira o grupo brasileiro que disputará o Pré-Olímpico:

Armadores - Marcelinho Huertas (Barcelona-ESP) e Nezinho (Brasília)

Alas/armadores - Rafael Luz (Lucentum Alicante-ESP), Vitor Benite (Limeira) e Marcelinho Machado (Flamengo)

Alas - Alex (Brasília) e Marquinhos (Pinheiros)

Alas/pivôs - Augusto Lima (Unicaja-ESP) e Guilherme Giovanonni (Brasília)

Pivôs - Caio Torres (Flamengo), Rafael Hettsheimeir (Zaragoza-ESP) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs-EUA)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.