Divulgação/NBA
Divulgação/NBA

Destaque dos Warriors, Stephen Curry é o MVP da temporada da NBA

Armador é eleito o jogador mais valioso da temporada 2014/15

Estadão Conteúdo

04 de maio de 2015 | 12h50

A brilhante temporada de Stephen Curry liderando o Golden State Warriors foi recompensada nesta segunda-feira. Como já era esperado, o armador de 27 anos foi anunciado como MVP (jogador mais valioso) da NBA em 2014/2015, após comandar a equipe de Oakland na melhor campanha da temporada regular com médias de 23,8 pontos, 7,7 assistências, 4,3 rebotes e 2,04 roubos por partida.

É a primeira vez que Curry recebe o prêmio, mas não havia outro candidato para tirar-lhe o posto. James Harden, do Houston Rockets, chegou a ameaçar em parte da temporada, mas a regularidade do armador do Warriors, aliada a exibições e jogadas de efeito em alguns momentos, conquistaram os eleitores.

O prêmio comprova a evolução de Curry, que chegou à NBA em 2009 cru, como um ótimo arremessador, mas ainda deixando a desejar nos outros fundamentos do jogo. Além disso, o armador sofreu com diversas lesões nos tornozelos nas primeiras temporadas. Mas tudo isso ficou para trás em 2014/2015. Além dos ótimos números e de ter aprimorado ainda mais a mira no ataque, o jogador se mostrou um ótimo defensor e grande distribuidor de passes.

Assim, Curry foi o sétimo pontuador, sexto maior assistente e quarto em roubos de bola por jogo na temporada. Ele recebeu 100 votos para a primeira posição, 26 para a segunda, três para terceira e um para quinta, totalizando 1.198 pontos. James Harden e LeBron James foram os únicos outros que receberam votos para a primeira posição e terminaram, respectivamente, na segunda e terceira posições. Russell Westbrook, Anthony Davis e Chris Paul apareceram na sequência.

As grandes atuações de Curry levaram o Warriors à melhor temporada regular de sua história, com 67 vitórias em 82 partidas. Não à toa, o armador se tornou somente o segundo jogador da franquia a ser eleito o MVP, ao lado da lenda Wilt Chamberlain, que faturou o prêmio em 1959/1960, quando o Warriors ainda mandava seus jogos em Philadelphia.

E depois da grande temporada regular, Curry segue fazendo bonito nos playoffs. Ele foi o principal responsável pela "varrida" do Warriors diante do New Orleans Pelicans na primeira rodada do Oeste. Agora, o desafio é passar pelo Memphis Grizzlies. No primeiro jogo, o armador levou seu time novamente à vitória. Ele deve receber o troféu de MVP antes da segunda partida, nesta terça-feira, em Oakland.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.