AP Photo/ Vernon Bryant
AP Photo/ Vernon Bryant

Durant passará por nova cirurgia e está fora da temporada

Com dores no pé, ala jogou apenas 27 jogos em 2014/2015

Estadão Conteúdo

27 de março de 2015 | 16h30

O temor dos torcedores do Oklahoma City Thunder se confirmou nesta sexta-feira e a franquia anunciou que o astro Kevin Durant está mesmo fora do restante da temporada da NBA. As insistentes dores no pé direito obrigarão o ala a passar por uma nova cirurgia no local, que deverá tirá-lo de quadra por um período de quatro a seis meses, impossibilitando seu retorno até para os playoffs.

O anúncio encerra uma temporada para ser esquecida por Durant. Depois de ser eleito o MVP (jogador mais valioso) da NBA em 2013/2014, o ala sofreu com uma sequência de lesões e sequer estabeleceu uma série de partidas consecutivas na atual edição da competição. Tudo começou com uma fratura sofrida no pé direito ainda durante a pré-temporada, quando passou pela primeira cirurgia.

Durant atuou em somente 27 jogos do Thunder na temporada, sendo o último em 19 de fevereiro, contra o Memphis Grizzlies. Quatro dias depois, passou por nova cirurgia no pé, para retirada de um parafuso colocado no primeiro procedimento. Quando a expectativa era sobre seu retorno, a franquia anunciou na semana passada, que ele estava afastado das atividades por tempo indeterminado, dando um prenúncio do que aconteceria nesta sexta.

"Muitas conferências e discussões com um time especialista concluíram que, enquanto boa parte da dor no pé de Kevin estava relacionada a uma inflamação no osso e diminuiria com o descanso, o processo de avaliação também determinou que a fratura de seu quinto metatarso, que havia mostrado significante evolução, estava mostrando agora sinais de regressão", explicou o Thunder em comunicado.

Por conta disso, foi decidido que o ala passará pela cirurgia, marcada para a semana que vem, em Nova York. "Para encerrar a regressão do estado da fratura, um procedimento de enxerto ósseo seria a opção mais proativa e recomendada. O enxerto ósseo é um procedimento que acontece em somente cinco a oito por cento destes casos. Enquanto estamos todos desapontados que Kevin tenha entrado neste grupo, estamos confiantes porque o procedimento tem historicamente provido estabilidade e saúde a longo prazo."

Sem seu principal jogador nas últimas partidas, o Thunder viu Russell Westbrook assumir o protagonismo, mesmo também envolto em lesões. O time, aliás, tem sofrido com muitos problemas nesta temporada. No início da semana passada Serge Ibaka passou por artroscopia no joelho e também deve ficar fora do resto da competição. Ainda assim, a equipe de Oklahoma City continua bem na briga por uma vaga nos playoffs, em oitavo no Oeste, com 41 vitórias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.