Divulgação/CBB
Divulgação/CBB

Em 'bolhas', Brasileiro de Basquete terá sedes fixas para minimizar risco de contágio

Campeões como Botafogo e Corinthians-RS estão entre os participantes do torneio, que terá início em fevereiro

Redação, Estadão Conteúdo

08 de dezembro de 2020 | 12h25

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou que o Campeonato Brasileiro adulto masculino de 2021 será disputado em sistema de bolhas. A novidade foi aprovada pelos clubes na última semana e visa dar mais segurança aos atletas diante dos últimos gráficos da pandemia da covid-19, que cresce praticamente em todo o Brasil e dificulta projeções sobre fevereiro do ano que vem, quando a disputa terá início.

As equipes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia irão se enfrentam em jogos de turno e returno em uma mesma sede, sem mexer no formato da competição. Oitavas de final, quartas e o fase final, chamada de "Final Four", terão as suas sedes definidas futuramente. O torneio foi antecipado em uma semana, começando em 7 de fevereiro, e tem previsão de encerramento em 30 de maio.

Com 12 equipes de três regiões do País, a competição conta com Botafogo, União Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS), e o Vila Nova, de Goiás, todos com títulos nacionais em sua história. De Santa Catarina, confirmaram presença o Joinville Basquete, o Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete. Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro.

No Rio Grande do Sul, o União Corinthians irá voltar ao basquete profissional, mesmo caminho que faz o Vila Nova, de Goiás, que também terá o Vultures Anápolis. Osasco será o representante de São Paulo e o Botafogo fecha a lista no Rio de Janeiro.

A Conferência Gerson Victalino terá a sua sede do turno em Goiânia, com o Vila Nova como anfitrião, entre 7 e 14 de fevereiro. O returno será entre 7 e 14 de março, no Rio de Janeiro, com o Botafogo sendo o mandante.

Já a Conferência Hélio Rubens Garcia terá a cidade de Ponta Grossa (PR) como sede, sendo o NBPG Ponta Grossa como mandante, entre 22 de fevereiro e 1.º de março. O returno será em Brusque (SC), na casa do AD Brusque, entre 22 e 29 de março.

Todas as equipes deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela CBBasketball, em documento publicado pela Área Médica.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.