Em jogo emocionante, Fla vence Joinville fora pelo NBB

Ala Marcelinho Machado garante vitória com falta recebida no fim da partida, fora de casa

AE, Agencia Estado

26 de maio de 2009 | 22h28

O equilíbrio que era esperado nas semifinais dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) se confirmou nesta terça-feira à noite, na vitória por 88 a 86 do Flamengo/Cia. do Terno sobre o Ciser/Araldite/Univille/Joinville. O jogo na cidade catarinense só foi definido nos segundos finais, quando o ala Marcelinho Machado tentou uma penetração e sofreu falta. Ele ainda converteu os dois lances livres e garantiu o 1 a 0 para time carioca na série melhor de cinco jogos.

Em uma partida igual, o Flamengo não começou bem, chegou a estar quase dez pontos atrás no placar, mas reagiu e terminou o primeiro quarto em vantagem. No segundo, tomou a virada, e viu o Joinville ir para os vestiários vencendo por 46 a 43. A chave para a vitória carioca foi o terceiro período, quando o time catarinense relaxou e permitiu a nova virada dos visitantes, que tiveram dificuldade para se manter à frente no quarto final.

Após um arremesso certeiro de três do pivô Tiagão, empatando a partida para o Joinville, Marcelinho foi decisivo ao conseguir a falta restando apenas 4,1 segundos para o fim. Além disso, o ala ainda terminou como cestinha do confronto, com 32 pontos. No garrafão, o pivô Baby foi o destaque pelo Flamengo, marcando 13 pontos e agarrando nove rebotes. Ele teve que competir com Shilton, que anotou 15 pontos e o mesmo número de rebotes pelos anfitriões. Ainda no Joinville, Manteiguinha e Jefferson fizeram 19 pontos cada.

Para Marcelinho, a calma do Flamengo nos instantes finais foi determinante para a vitória fora de casa. "No final, eles vieram para o tudo ou nada e conseguiram o empate, mas na hora de fechar tivemos tranquilidade para aproveitar os lances livres", afirmou o ala. Já pelo Joinville, ficou a satisfação por ter feito um jogo equilibrado com o atual campeão nacional. "A série só termina quando um time vence três jogos. Nem tudo está perdido", avisou o técnico Alberto Bial.

Com o Flamengo em vantagem na série, as equipes voltam à quadra nesta sexta-feira, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 21h30 (de Brasília). A terceira partida também será na casa do time carioca. Já nesta quarta, começa a ser definida a outra semifinal do NBB. Em Belo Horizonte, o Pitágoras/Minas encara o Universo/BRB/Financeira Brasília, às 19 horas.

Tudo o que sabemos sobre:
basqueteNBBFlamengoJoinville

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.