Europeu de basquete define classificados à 2.ª fase

O Campeonato Europeu de seleções teve definido nesta quarta-feira os 12 classificados à segunda fase da competição. Desta forma, quatro equipes foram eliminadas: Grã-Bretanha, Letônia, Israel e Bulgária. Já favoritas como Espanha, Rússia, Grécia e Turquia avançaram na competição, que é disputada na Polônia e dá seis vagas para o Mundial do ano que vem, em Istambul.

AE, Agencia Estado

10 de setembro de 2009 | 00h41

Pelo Grupo C, a Espanha, que conta com o ala/pivô Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, derrotou a Eslovênia por 90 a 84. Mesmo com a derrota, os eslovenos ficaram na liderança da chave, somando cinco pontos. A Sérvia chegou à mesma pontuação, que também foi a dos espanhóis, graças à vitória por 77 a 59 sobre a Grã-Bretanha.

No Grupo B, a França surpreendeu a Rússia, atual campeã, e venceu por 69 a 64. O triunfo deixou os franceses na liderança da chave, com seis pontos. Já as outras três equipes empataram com quatro pontos. Além dos russos, a Alemanha também se classificou. Mesmo com a derrota por 68 a 62 para a Letônia, os alemães ficaram com a vaga pelos critérios de desempate.

Pelo Grupo A, a Grécia, campeã em 2005, se classificou com 100% de aproveitamento. Os gregos venceram Israel por 106 a 80, chegando à terceira vitória e somando seis pontos. Já a Croácia derrotou a Macedônia por 81 a 71. Os croatas terminaram a primeira fase com cinco pontos, enquanto a Macedônia avançou com quatro pontos.

No Grupo D, foi a Turquia que venceu sua terceira no Europeu. Diante da anfitriã Polônia, os turcos triunfaram por 87 a 69, deixando os poloneses em segundo na chave. A Lituânia, campeã em 2003, conseguiu a classificação na última rodada com a vitória por 84 a 69 sobre a Bulgária, avançando com quatro pontos somados.

Na segunda fase do Europeu de basquete, as 12 seleções serão divididas em duas chaves. O Grupo E une os classificados do A e B, enquanto o Grupo F agrupa os que avançaram do C e D. Os times agora enfrentam as equipes com as quais ainda não jogaram dentro da própria chave. Os quatro melhores de cada grupo então avançam às quartas de final.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.