Divulgação
Divulgação

Fiba propõe organizar Liga dos Campeões de Basquete na Europa

Federação Internacional quer retomar Euroliga em 2016/17

Estadão Conteúdo

03 Novembro 2015 | 18h25

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) também quer lucrar com o crescimento do basquete interclubes na Europa. Nesta terça-feira, a entidade se reuniu com dirigentes de alguns dos principais times do continente para oferecer a eles a criação da "Liga dos Campeões do Basquete".

A Europa já tem um forte e financeiramente atrativo campeonato interclubes, a Euroliga, que desde o ano 2000 é gerida por uma empresa privada, a Euroleague Basketball Company. Antes disso, o torneio era organizado pela Fiba, que agora quer retomar seu papel a partir da temporada 2016/17.

Pela proposta da Fiba, ela seria sócia dos clubes na competição, dividindo igualmente a gerência e a governança da Liga. A Fiba, de acordo com comunicado emitido por ela, garantiria pelo menos 30 milhões de euros (R$ 124 milhões) aos clubes por temporada. A entidade ainda garante que os clubes manterão decisões relativas a regulamento e fair-play financeiro.

Admitindo que viveu 15 anos de "relações estremecidas" com os clubes, a Fiba reuniu nesta terça os dirigentes de Fenerbahce, Maccabi Tel Aviv, Olympiakos e Real Madrid, além do presidente e do CEO da Euroliga.

Mais conteúdo sobre:
basquete Euroliga fiba

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.