
13 de novembro de 2012 | 15h50
O pedido da Fiba (Federação Internacional de Basquete) deverá ser levado ao crivo do COI durante o congresso anual do Comitê, em setembro de 2013, em Buenos Aires. Pesa a favor do pleito o fato de que o basquete 3x3, jogado numa única tabela, em times de três contra três, não seria uma nova modalidade, mas uma segunda disciplina do basquete, tal como são o vôlei e sua alternativa de praia.
O basquete 3x3, bastante conhecido no Brasil como "vinte e um" sempre foi bastante praticado nas quadras abertas pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos. Vendo o potencial da disciplina, a Fiba começou a organizar torneios de 3x3 nos últimos anos. Em agosto foi realizado o primeiro Campeonato Mundial, na Grécia. Os Jogos da Juventude de 2014 já terão a disputa.
Além da inclusão do basquete 3x3, a Fiba também decidiu que irá pedir ao COI o aumento no número de equipes masculinas nos Jogos do Rio, passando das tradicionais 12 para 16. Com isso, a disputa seria mais acirrada e mais curta, uma vez que, ao invés de cinco jogos na fase de grupos, seriam apenas três.
Com o aumento no número de jogos ocorrendo num só dia, a Fiba também quer um segundo ginásio para o basquete. O Rio trabalha para construir uma arena, chamada de Hall Olímpico 1, nas proximidades da Vila Olímpica. O local terá capacidade para 16 mil pessoas, mas apenas 5 mil assentos serão permanentes. Os restantes, provisórios. Chegou a ser estudada a ideia de importar o ginásio usado nos Jogos de Londres, mas a ideia já foi descartada.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.