Fiba Américas
Fiba Américas

Flamengo e Pinheiros na luta pelo prestigiado título da Liga das Américas

Time carioca está obcecado pela taça continental, que dá direito à disputa do Mundial Interclubes contra campeão da Euroliga

O Estado de S. Paulo

20 de março de 2014 | 18h17

SÃO PAULO - Desde o ano passado, quando o Mundial Interclubes foi ressuscitado, a Liga das Américas ganhou nova dimensão. O campeão da LDA vai enfrentar, provavelmente, em outubro, o campeão da Euroliga. Se o campeão for brasileiro, são grandes as chances de a disputa ocorrer no Brasil. Por esse motivo, a obsessão do Flamengo pela conquista desse título, que ainda não possui, se intensificou. O clube foi atrás de patrocinadores e, com apoio da prefeitura e do governo do Rio, conseguiu o direito de sediar, no ginásio do Maracanãzinho, o quadrangular.

A rodada dupla começa às 19h, com a partida entre o atual campeão, o Pinheiros, contra o Halcones Xalapa (MEX). No jogo de fundo, o Flamengo enfrenta o Aguada, do Uruguai. No sábado, os dois vencedores da semifinal disputam o título. A Fox Sports 2 transmite a primeira partida, e a Fox Sports 1, a segunda.

O técnico José Alves Neto, do Flamengo, descartou o favoritismo de sua equipe, a única que está invicta na LDA 2014. "Desde a conquista do NBB, em 2013, o nosso principal objetivo para 2014 foi chegar ao Final Four da Liga das Américas. Conseguimos graças ao planejamento da comissão técnica e ao empenho de nossos jogadores. As seis vitórias que conquistamos na quadra foram por mérito e competência do nosso grupo. O jogo contra o Aguada começa 0 x 0 e o favoritismo é apenas teórico. Precisamos manter a atitude das duas fases anteriores para garantir um lugar na final. A partir daí o nosso foco passa a ser o título”.

O Pinheiros, que enfrentou o Olympiacos, marcando a retomada do Mundial Interclubes, lembra que o time paulista também aspira ao título. "Apesar dos problemas de contusão que tivemos que enfrentar nas duas primeiras fases, conseguimos a vaga para o quadrangular final com uma rodada de antecedência. Posso garantir que estamos preparados para brigar pelo bicampeonato”, comentou o veterano Claudio Mortarim que completou 66 anos este mês e tem no currículo o título do Mundial Interclubes de 79, conquistado pelo Sírio de Oscar, Marquinhos, Marcel e Marcelo Vido, que hoje é diretor executivo de esportes olímpicos do Flamengo.

   

Tudo o que sabemos sobre:
Liga das Américas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.