Flamengo leva título da Liga Sul-Americana de basquete

Time carioca supera pressão da torcida no lotado ginásio de Santiago del Estero e ganha do Quimsa por 98 a 96

AE, Agência Estado

13 Março 2009 | 00h07

Um duelo dramático, definido no último minuto, garantiu ao Flamengo, nesta quinta-feira, o título inédito da Liga Sul-Americana de Basquete. O time brasileiro superou a pressão da torcida no lotado ginásio de Santiago del Estero, na Argentina, e derrotou o Quimsa por 98 a 96.

Além de superarem um adversário difícil, que chegou à última partida do quadrangular final sem qualquer derrota, os cariocas também deixaram de lado seus problemas internos. O Flamengo não paga salários ao time de basquete há quatro meses.

Vale lembrar que a equipe é a atual campeã brasileira e lidera o Nacional Masculino deste ano - em 10 jogos, foram 9 vitórias. Para tentar resolver a grave crise financeira, o Flamengo anunciou na tarde desta quinta que venderá camisas do time para pagar os salários de jogadores e comissão técnica.

Mas, em quadra, todas essas questões foram esquecidas. O Flamengo lutou para conseguir se impor diante dos argentinos. Perdeu o primeiro quarto (30 a 25), mas conseguiu a reação na etapa seguinte para terminar o primeiro tempo à frente: 49 a 48.

A equipe do Rio manteve a vantagem no terceiro quarto e, no tempo final, chegou a abrir nove pontos de vantagem. Mas permitiu a reação e, no último minuto, brigou ponto a ponto pela conquista. Os lances livres do ala-armador Marcelinho Machado foram decisivos - sempre um dos destaques do time, foi o cestinha da partida, com 41 pontos, e também o maior pontuador da competição sul-americana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.