França leva 2ª vaga olímpica da Europa no basquete

A França conseguiu nesta sexta-feira a segunda vaga do basquete masculino europeu para a Olimpíada de Londres. Horas depois da Espanha ter garantido a classificação olímpica, a seleção francesa seguiu o mesmo caminho, ao derrotar a Rússia por 79 a 71 e passar para a final do Campeonato Europeu, que está sendo disputado na Lituânia.

AE, Agência Estado

16 de setembro de 2011 | 17h30

O Campeonato Europeu distribui apenas duas vagas diretas na Olimpíada de Londres, justamente para os dois finalistas, França e Espanha, que vão disputar o título no domingo. Enquanto isso, as seleções que ficarem do terceiro ao sexto lugares vão para o Pré-Olímpico Mundial, que acontece no ano que vem e também classifica aos Jogos.

Assim, mesmo com a derrota para a França, a Rússia segue com chances de ir à Olimpíada, assim como a Macedônia, que perdeu para a Espanha na outra semifinal desta sexta-feira. As outras duas vagas europeias no Pré-Olímpico Mundial também já foram definidas: Grécia e Lituânia, que, inclusive, duelam neste sábado pelo quinto lugar.

Na semifinal desta sexta-feira, a França garantiu a classificação para uma final de campeonato europeu pela primeira vez em 62 anos - a única vez que disputou o título foi em 1949, quando foi vice. Para isso, derrotou a Rússia graças ao armador Tony Parker, astro do San Antonio Spurs na NBA, que foi o cestinha com 22 pontos.

Agora, portanto, já estão definidos oito classificados para a disputa do torneio de basquete masculino na Olimpíada de Londres: Brasil, Argentina, Austrália, Tunísia, Espanha, França, o campeão mundial Estados Unidos e a anfitriã Grã-Bretanha. Faltam apenas o representante asiático e as três seleções que sairão do Pré-Olímpico Mundial.

Tudo o que sabemos sobre:
basqueteCampeonato Europeu

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.