Ibrahim Usta/AP
Ibrahim Usta/AP

Iverson chega ao Besiktas, mas já pensa em volta à NBA

Armador vê chance de 'colocar sua carreira no basquete de volta aos trilhos' ao atuar na Turquia

AE-AP, Agência Estado

08 de novembro de 2010 | 11h51

O armador Allen Iverson desembarcou nesta segunda-feira em Istambul, onde atuará pelo Besiktas, cercado de fãs. O jogador, que ficou conhecido por suas atuações no Philadelphia 76ers, da NBA, afirmou que atuar no basquete turco será uma chance de "colocar sua carreira no basquete de volta aos trilhos".

Iverson assinou um contrato de dois anos com seu novo clube, pelos quais ganhará US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 7 milhões), e não escondeu que seu desejo é voltar ao basquete norte-americano ao término do vínculo. Diversas franquias da NBA estarão monitorando seu comportamento na Turquia.

Com a carreira em decadência, o armador chega ao Besiktas depois que nenhum time da maior liga de basquete do mundo quis lhe oferecer novo contrato. Mesmo assim, ele afirmou que dará aos torcedores turcos "algo que eles nunca viram antes".

Allen Iverson foi recrutado pelo 76ers em 1996. Lá ficou até 2006. Na equipe da Philadelphia chegou às finais de 2001, quando foi derrotado pelo Los Angeles Lakers, e foi escolhido o MVP (jogador mais valioso) da temporada. Chegou ao Denver Nuggets, pelo qual atuou com o brasileiro Nenê, mas não repetiu a performance. Passou ainda por Detroit Pistons e Memphis Grizzlies antes de voltar ao 76ers, pelo qual jogou na última temporada.

Muito talentoso, o armador sempre teve problemas com seus treinadores e com a Justiça, o que atrapalhou a sua carreira, mas não impediu que ele se tornasse o 17.º maior cestinha da liga norte-americana de basquete na história, com 24.368 pontos. Além disso, foi escolhido 11 vezes para o All-Star Game da NBA.

Tudo o que sabemos sobre:
basqueteNBABesiktasAllen Iverson

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.