C. J. Gunther/EFE
C. J. Gunther/EFE

Lakers e Celtics vencem em casa e abrem vantagem

Time de Los Angeles superou o Houston por 118 a 78, e os atuais campeões sofreram para passar pelo Orlando

AE, Agencia Estado

13 de maio de 2009 | 09h40

Finalistas da última temporada da NBA, Los Angeles Lakers e Boston Celtics abriram vantagem nesta terça-feira nos playoffs, com vitórias em distintos níveis de dificuldade: o time californiano atropelou o Houston Rockets, com 118 a 78, enquanto o Boston sofreu para derrotar o Orlando Magic por 92 a 88.

Foi a primeira vez na série que os atuais campeões ficaram em vantagem, graças a uma virada avassaladora nos minutos finais: o time conseguiu uma sequência de 13 a 0 durante mais de cinco minutos, saindo de uma desvantagem de 85 a 75 para uma vantagem de 88 a 85. O Magic ainda tentou reagir nos segundos finais, mas o Celtics apenas controlou o jogo, acertando todos os lances livres.

Glen Davis terminou como o cestinha da partida, com 22 pontos, enquanto Paul Pierce marcou 19. Pelo Orlando, os melhores foram Rashard Lewis, com 19 pontos, e Hedo Turkoglu, com 18. O pivô Dwight Howard pegou 17 rebotes, mas marcou apenas 12 pontos e ficou abaixo de sua média ofensiva. Agora, o Orlando precisa vencer em casa, na quinta-feira, para tentar prolongar a série.

Em Los Angeles, o Lakers não teve dificuldade para atropelar o Houston, num dia em que o técnico Phil Jackson, com a fatura liquidada logo no primeiro tempo, pôde colocar 12 jogadores em quadra, e Kobe Bryant marcou "apenas" 26 pontos, jogando 30 minutos, enquanto Pau Gasol saiu com 16 pontos e 13 rebotes. Pelo Houston, que está sem os contundidos Yao Ming e Tracy McGrady, salvaram-se Luis Scola, com 12 pontos, e Aaron Brooks, com 14. A série pode acabar na quinta-feira, em Houston.

No único jogo desta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), o Denver Nuggets pode fechar a série contra o Dallas Mavericks: vence por 3 a 1 e joga em casa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.