EZRA SHAW | AFP
EZRA SHAW | AFP

LeBron James quer dar o troco nos 'Splash Brothers' na NBA

Golden State, de Curry e Thompson, busca o bicampeonato contra o Cleveland, em repetição na última final

OAKLAND, O Estado de S.Paulo

02 de junho de 2016 | 05h00

Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers entram em quadra nesta quinta-feira, às 22 horas, na Oracle Arena, em Oakland, com transmissão da ESPN, para o primeiro jogo da final da NBA. De um lado, Stephen Curry e Klay Thompson, os “Splash Brothers”, querem iniciar uma dinastia com o bicampeonato. Do outro, LeBron James quer conquistar o terceiro título, o primeiro pela franquia de Ohio.

A série melhor de sete é uma repetição da final da temporada passada. Isso acontece pela 14.ª vez na história. O Cleveland busca dar o troco. O retrospecto lhe favorece. Em sete oportunidades até aqui, o time derrotado conseguiu consolidar sua vingança no reencontro.

Outro detalhe: desta vez o Cleveland chega mais inteiro. Na temporada passada, Kyrie Irving e Kevin Love não atuaram contra o Golden State por causa de contusões. LeBron registrou médias de 35,8 pontos, 13,3 rebotes e 8,8 assistências e, mesmo assim, saiu derrotado. Agora o Cleveland está completo.

Já o Golden State chega desgastado após enfrentar uma final de conferência duríssima contra o Oklahoma City Thunder. A série foi definida no sétimo jogo, com os Warriors consolidando uma virada histórica após estar perdendo por 3 a 1. Foi apenas a 10.ª inversão desse placar em 233 situações.

Além disso, Curry ainda tem uma enorme interrogação sobre sua cabeça depois de ter machucado o joelho direito no quarto jogo contra o Houston Rockets, na primeira rodada dos playoffs. Apesar da boa atuação contra o Thunder, no jogo que garantiu o time na final, o armador não parece estar 100%.

“Azarão, favorito, seja qual for o caso, é estupidez”, comentou LeBron, que elogiou Curry e Thompson. “São, provavelmente, os dois melhores chutadores da história. Alguns tiros, não há nada que se possa fazer. Melhores ataques vencem grandes defesas em qualquer dia. Será um desafio enorme.”

Especial. A final da NBA marca o reencontro de Anderson Varejão com o Cleveland. Trocado com o Portland Trail Blazers e dispensado, o pivô acertou com o Golden State e se tornou o primeiro jogador da liga a atuar nos dois finalistas da temporada. Foram 31 jogos pelos Cavs e 22 pelos Warriors, sem contar os playoffs. “Vai ser uma série em que vou viver muitas emoções.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.