Jeff Chiu/AP
Jeff Chiu/AP

Lenda do Warriors e Cavaliers morre aos 74 anos por leucemia

Nate Thurmond fez história ao lado de Wilt Chamberlain na NBA

Estadão Conteúdo

16 de julho de 2016 | 20h00

Considerado um dos grande nomes da história da NBA, Nate Thurmond morreu neste sábado depois de uma curta batalha contra a leucemia. Ele tinha 74 anos, atuou ao lado de Wilt Chamberlain e foi considerado um dos ícones dos dois times que disputaram a última decisão da liga norte-americana de basquete.

O Golden State Warriors anunciou a morte do ex-jogador que anteriormente aposentou a camisa de número 42 de Thurmond, assim como fez o Cleveland Cavaliers, o seu algoz na última final da NBA, definida em uma série de sete jogos.

Thurmond jogou 11 de seus 14 campeonatos da NBA pelo Warriors e se aposentou após a temporada 1976 e 1977, um ano depois de liderar o Cavaliers até a final da NBA. Ele foi eleito um dos 50 melhores jogadores da história da liga e é considerado um dos seus pivôs mais dominantes.

Ele foi o primeiro jogador a conseguir um "quadruple-double" na história da NBA, pelo Chicago Bulls, com 22 pontos, 14 rebotes, 13 assistências e 12 tocos contra o Atlanta Hawks em 1974. Além disso, é um dos únicos quatro jogadores a pegar mais de 40 rebotes em um jogo.

Thurmond também teve médias de 15 rebotes e 15 pontos por jogo na sua carreira. Pelo Warriors, ainda detém os recordes de rebote e minutos jogados. E foi selecionado sete vezes para o All-Star Game da NBA.

Tudo o que sabemos sobre:
NBAChicago BullsBasquete

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.