Rick Scuteri / AP
Rick Scuteri / AP

Na NBA, Chris Paul ultrapassa a marca de 10 mil assistências e está prestes a superar Magic Johnson

Armador do Phoenix Suns é o sexto jogador na história da liga de basquete dos EUA a superar tal marca

Redação, O Estado de S.Paulo

22 de março de 2021 | 09h10

Chris Paul deu mais um importante passo para consolidar sua trajetória rumo ao Hall da Fama da NBA. Neste domingo. O armador do Phoenix Suns atingiu e ultrapassou a marca de 10 mil assistências na vitória de sua equipe contra o Los Angeles Lakers por 111 a 94. Ele se tornou o sexto jogador na história da liga de basquete dos EUA a superar tal marca e a tendência é que ultrapasse o lendário Magic Johnson (10.141) ainda neste ano. Paul está há 16 temporadas na NBA. 

"Esse feito é uma benção, antes de qualquer coisa, simplesmente poder atuar por tantos anos nessa liga. A longevidade é algo que nunca considerei uma certeza na carreira. Eu trabalhei muito para chegar até aqui. Há vários atletas com quem cheguei à NBA que já são treinadores ou não podem jogar mais. Preciso agradecer a Deus porque ainda estou aqui, jogando o esporte que amo e competindo todas as noites", festejou o armador de 35 anos, após distribuiu 13 passes decisivos e atingir 10.004 assistências.

O seleto grupo de atletas da NBA que atingiram o feito é formado por John Stockton (15.806), Jason Kidd (12.091), Steve Nash (10.335), Mark Jackson (10.334) e Magic Johnson (10.141). No ritmo atual, de 8,8 assistências por partida, Paul pode assumir a terceira colocação ao fim da temporada. O armador não pretende se aposentar e quer ampliar ainda mais sua marca. 

"Eu disse ao pessoal, no vestiário, que acho que sempre fiz o trabalho mais fácil: apenas precisava passar a bola e eles é quem tinham de converter os arremessos, né? É louco pensar que atletas como Kidd e Magic estão nessa lista porque aprendi a jogar basquete vendo esses caras. No final das contas, as minhas dez mil assistências são uma grande prova dos excelentes jogadores com quem pude atuar na carreira. E ainda não acabou. Ainda estou na ativa", disse Paul. 

Além de ter superado as 10 mil assistências, o armador saiu de quadra com um triplo-duplo. Foram 11 pontos, 10 rebotes e 13 passes. "Você não consegue dez mil assistências nessa liga só de entrar em quadra e jogar. Há muito esforço, empenho, sacrifício por trás disso", afirmou o técnico Monty Williams. 

Confira o ranking de assistências da NBA

  1. John Stockton - 15.806
  2. Jason Kidd - 12.091
  3.  Steve Nash - 10.335
  4. Mark Jackson - 10.334
  5. Magic Johnson - 10.141
  6. Chris Paul - 10.004

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.