Stacy Revere/ AFP
Stacy Revere/ AFP

NBA anuncia Antetokounmpo, Embiid e Jokic como finalistas ao prêmio de MVP

Jogadores do Milwaukee Bucks, Philadelphia 76ers e Denver Nuggets concorrem à premiação de jogador mais valioso da temporada regular

Redação, Estadão Conteúdo

18 de abril de 2022 | 15h38

O grego Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, o camaronês Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, e o sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, são os finalistas do prêmio de MVP, dado anualmente ao jogador mais valioso da temporada da NBA. A lista foi divulgada na noite de domingo, assim como os candidatos a outras premiações individuais da principal liga de basquete do mundo.

Entre os três finalistas da briga pelo título de MVP, Embiid é o único que nunca alcançou o posto. Nikola Jokic ganhou o prêmio na temporada passada, após Antetokounmpo vencer as duas edições anteriores (2019/2020 e 2018/2019). Caso o grego ganhe pela terceira vez, entrará para a seleta lista de jogadores com três prêmios de MVP, ao lado de Moses Malone, Larry Bird e Magic Johnson.

O maior vencedor da história é a lenda Kareem Abdul-Jabbar, seis vezes MVP - três jogando pelo Milwaukee Bucks e outras três pelo Los Angeles Lakers. Abaixo, aparecem Bill Russell e Michael Jordan, cada um eleito cinco vezes, seguidos por Wilt Chamberlain e LeBron James, com quatro.

Antetokounmpo chega para a disputa com uma média de 29.9 pontos e 11.6 rebotes por partida, após se classificar para os playoffs com os Bucks no terceiro lugar da Conferência Leste. Classificado logo abaixo, em quarto, pelos 76ers, Embiid teve média de 30.6 pontos e 11.7 rebotes. Já Jokic, único representante da Conferência Oeste, teve 27.1 pontos e 13.8 rebotes na média da campanha que ajudou os Nuggets a ficarem em sexto ao fim da temporada regular.

A NBA também anunciou outros finalistas de premiações individuais. A disputa de melhor técnico ficou entre Taylor Jenkins, do Memphis Grizzlies, Erik Spoelstra, do Miami Heat e Monty Williams, do Phoenix Suns. Enquanto isso, Scottie Barnes, do Toronto Raptors, Cade Cunningham, do Detroit Pistons, e Evan Mobley, do Cleveland Cavaliers, disputam o título de revelação.

Veja os finalistas de cada categoria:

  • Técnico do ano: Taylor Jenkins (Memphis Grizzlies), Erik Spoelstra (Miami Heat) e Monty Williams (Phoenix Suns).
  • Jogador defensivo do ano: Mikal Bridges (Phoenix Suns), Rudy Gobert (Utah Jazz) e Marcus Smart (Boston Celtics).
  • Jogador que mais evoluiu: Darius Garland (Cleveland Cavaliers), Ja Morant (Memphis Grizzlies) e Dejounte Murray (San Antonio Spurs);
  • MVP: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), Joel Embiid (Philadelphia 76ers) e Nikola Jokic (Denver Nuggets).
  • Revelação do ano: Scottie Barnes (Toronto Raptors), Cade Cunningham (Detroit Pistons) e Evan Mobley (Cleveland Cavaliers).
  • Sexto homem do ano: Tyler Herro (Miami Heat), Cam Johnson (Phoenix Suns) e Kevin Love (Cleveland Cavaliers)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.