
30 de julho de 2020 | 07h57
Atualizado 01 de agosto de 2020 | 16h05
Após pouco mais de quatro meses de paralisação, a NBA volta a ser disputada com formato de competição e local, dentre outros pontos, bem diferentes do habitual. A principal novidade é que as partidas serão realizadas no complexo da Disney, o ESPN Wide World Sports. E sem a presença de torcida.
São tantas novidades, que até os fãs da principal liga de basquete do mundo tentam se adaptar ao que passarão a ser os jogos até o fim da temporada. O Estadão destaca as principais questões sobre o tema.
As partidas começam no dia 30 de julho e a fase de classificação irá até 14 de agosto. Nos dias 15 e 16 serão disputadas as repescagem e os playoffs iniciam no dia 17. A competição pode ir até 13 de outubro.
Todas as partidas acontecerão no complexo da Disney, o ESPN Wide World of Sports. O local conta com cerca de 90 hectares, o equivalente a 90 campos de futebol. Serão três ginásios à disposição das equipes (Arena, Field House e Athletic Center). Uma instalação médica também foi montada.
As partidas vão ter transmissão ao vivo pela ESPN, SporTV e TV Bandeirantes, que passará alguns jogos. Na internet, o NBA League Pass, serviço de streaming pago, permite ver todos os jogos. A Vivo também vai passar os confrontos.
Por falta de tempo, a NBA não conseguiria realizar cerca de 300 partidas que seriam disputadas. Assim, ela decidiu cortar os times que não tinham chances matemáticas de classificação para a fase final. Ao invés de 30, serão 22 equipes em ação. São elas:
Conferência Leste
Conferência Oeste
Nos dias 15 e 16 serão jogadas as repescagem que valem a última vaga de cada conferência para os playoffs. Classificam oito equipes em cada conferência. Os times que ficarem entre 1º e 7º estarão classificados para os playoffs. Se o 9º colocado tiver quatro vitórias a menos do que o 8º, haverá repescagem. Caso contrário, o 8º avança.
Os jogadores vão ficar concentrados em três hotéis que ficam dentro do complexo. A escolha foi definida pela posição das equipes na classificação antes da paralisação. Milwaukee Bucks, Los Angeles Lakers, Toronto Raptors, Los Angeles Clippers, Boston Celtics, Denver Nuggets, Utah Jazz e Miami Heat, melhores equipes das Conferências Leste e Oeste, vão ficar no Hotel Grand Destino Tower, inaugurado em 2019. As outras equipes estão no Grand Floridian Resort & Spa e no Yacht Club Resort.
Será obrigatório o uso de máscaras todo o tempo, exceto nos jogos e treinos. Também há a recomendação de manter um distanciamento de 1,80m entre as pessoas. Os jogadores não devem lamber os dedos, cuspir, limpar o nariz ou compartilhar equipamentos e uniformes. Não podem nem mesmo secar a bola na camisa.
A NBA vai levar em consideração apenas o que foi disputado antes da paralisação para eleger o MVP da temporada e também os outros prêmio da temporada.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.