Arquivo/AE
Arquivo/AE

NBB entra na reta final por definição de vagas nos playoffs

Brasília e Minas jogam na 11.ª rodada do returno para brigar pela liderança, que pertence ao Flamengo

Redação,

28 de abril de 2009 | 19h39

A 11.ª rodada do returno do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta quarta-feira, esquenta a briga pela classificação aos playoffs. Na ponta da tabela, Universo/Brasília e Pitágoras/Minas jogam às 20 horas, no ginásio Nilson Nelson, na capital federal. As duas equipes já estão garantidas na fase mata-mata e têm chances de ultrapassar o Flamengo na liderança do torneio.

O rubro-negro ocupa a primeira posição com 44 pontos, 21 vitórias em 23 jogos (91,3% de aproveitamento). Em segundo está o Brasília com a mesma pontuação, 20 vitórias em 24 partidas (83,3%). A terceira posição é do Minas com 42 pontos, 19 vitórias em 23 jogos (82,6%).

Para ultrapassar o Flamengo, vice e terceiro colocados precisam primeiro vencer nesta rodada, depois superar o líder no confronto direto e ainda contar com uma derrota do primeiro colocado. O time brasiliense recebe o rubro-negro na 12.ª rodada, nesta sexta-feira. A equipe mineira, no entanto, só vai cruzar com o time carioca na última rodada da fase classificatória.

"Esta é uma semana importantíssima porque vamos enfrentar o vizinho de cima e de baixo (na tabela). Contra o Pitágoras/Minas decidimos a segunda colocação e vencendo, jogamos com o Flamengo podendo brigar pelo primeiro lugar", ressalta o técnico Lula Ferreira, do Universo/Brasília.

Flávio Davis, técnico do grupo mineiro, concorda. "São cinco rodadas muito importantes, com muita coisa em jogo. Sabemos da importância de cada compromisso para o resultado final da classificação."

Para o técnico do Pitágoras/Minas, o equilíbrio emocional será fundamental. "Precisamos trabalhar para jogar bem fora de casa, com toda concentração. E ter uma defesa aplicada, capaz de minimizar o potencial, principalmente de ataque, destes dois adversários", completa, chamando atenção para a defesa agressiva dos oponentes desta quarta-feira.

"Os times não estão contentes apenas em se classificar", lembra Lula. "Todo mundo persegue a liderança para garantir toda a vantagem nos playoffs. Ainda tem muita briga por posição."

A rodada também tem um confronto direto na disputa pela sexta colocação. Na capital paulista, o Pinheiros/Mackenzie recebe o Vivo/Franca, às 20 horas. As duas equipes têm chance de fechar a fase classificatória na sexta colocação.

Atualmente, a posição é ocupada pelo time do interior paulista, que tem 36 pontos, com 13 vitórias em 23 jogos (56,5%). O time da capital, com 35 pontos, tem 12 vitórias em 23 jogos (52,2%).

Tudo o que sabemos sobre:
NBBbasquete

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.