NBB: Joinville e Minas se enfrentam pelas primeiras posições

Competição tem rodada completa nesta sexta-feira, com sete confrontos pelo País; líder Flamengo também joga

Redação,

16 de abril de 2009 | 20h47

Na briga pelas primeiras posições do Novo Basquete Brasil (NBB), Univille/Joinville e Pitágoras/Minas se enfrentam, nesta sexta-feira, às 21 horas, no ginásio Municipal Ivan Rodrigues, em Joinville (SC). A partida é válida pela oitava rodada do returno, que terá outros seis jogos.

Após liderar parte do NBB, o time catarinense caiu para a quarta colocação, com 36 pontos em 21 partidas (aproveitamento de 71,4%). Com oito vitórias nas 10 partidas que disputou em casa, a equipe do técnico Alberto Bial busca se recuperar da derrota sofrida na última rodada, quando foi superada pelo Flamengo, em Joinville.

"Mais do que nunca temos que ter perseverança no exercício do nosso trabalho", comentou o técnico Alberto Bial. "Temos que continuar trabalhando em cima do que acreditamos para retomar o caminho das vitórias. Estamos tranquilos, pois existe a certeza de que realizamos um bom trabalho. Todos estão juntos, unidos em prol de uma coisa maior."

Para o treinador, o equilíbrio entre as equipes que disputam a liderança tem sido um dos pontos altos do NBB. "Isso faz com que o basquete se fortaleça e obriga todas as equipes a manterem a força para praticar seu melhor basquete", disse Bial, que terá todo seu elenco à disposição para o jogo desta sexta-feira.

Embalado por nove vitórias consecutivas, o Pitágoras/Minas busca assumir a liderança da competição. A equipe de Belo Horizonte ocupa a terceira posição, com 37 pontos em 20 jogos (aproveitamento de 85%). Atual primeiro colocado, o Flamengo tem 38 (90%).

O técnico Flávio Davis destaca que a boa fase reflete o comprometimento do grupo na competição, mas lembra que o próximo compromisso não será simples. "Eles estão fazendo um bom campeonato e contam com atletas experientes", elogia.

UNIVERSO BUSCA A LIDERANÇA

O Universo/Brasília sonha em assumir a liderança nesta rodada. Segundo colocado, com 38 pontos em 21 partidas (aproveitamento de 81%), o time do Distrito Federal recebe o Winner/Limeira, às 20 horas, no ginásio da ASCEB, em Brasília.

Para pular para a ponta da classificação, a equipe brasiliense terá de superar um adversário em ascensão. O Winner/Limeira venceu seus últimos dois jogos, um deles contra o Vivo/Franca por 83 a 62, na reedição da final do último Campeonato Paulista. O time do interior de São Paulo está em quinto lugar, com 33 pontos em 20 jogos (aproveitamento de 65%).

"Vamos enfrentar o atual campeão paulista e nunca é fácil. Jogaremos em casa, querendo recuperar o resultado do primeiro turno, quando tivemos o jogo nas mãos, mas fomos superados no final", lembra Lula. No turno, o Winner/Limeira venceu por 88 a 85.

O time paulista continua sem contar com o ala norte-americano Shamell, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito. "Mesmo sem ele, o Winner/Limeira tem um elenco privilegiado e com muito potencial no ataque", avalia o treinador da equipe brasiliense. "Agora é colocar a cabeça no jogo e continuar a buscar o primeiro lugar."

Veja os jogos da oitava rodada do returno do NBB:

Sexta-feira

18h30

UVV/PMVV x Paulistano/Amil

20 horas

Universo/Brasília x Winner/Limeira

Vivo/Franca x Itabom/Bauru

Lupo/Araraquara x Unimed/Assis

Univates/Bira x Flamengo

20h30

Saldanha da Gama x EC Pinheiros

21 horas

Univille/Joinville x Pitágoras/Minas

Tudo o que sabemos sobre:
NBBbasquete

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.