Kevin Kolczynski/Reuters
Kevin Kolczynski/Reuters

Phil Jackson: o homem dos 10 anéis de campeão da NBA

Técnico comemora quarto título com o Los Angeles Lakers e quebra do recorde histórico de conquistas

Alan Rafael Villaverde, enviado especial do estadao.com.br,

15 de junho de 2009 | 09h15

ORLANDO - O título de campeão dos Los Angeles Lakers diante do Orlando Magic ao fechar a série final por 4 a 1 deu a Phil Jackson a possibilidade de dizer que é o técnico mais vitorioso da história da NBA, com dez. "É uma marca que não acontece todo dia, claro, e sei que será utilizada como meta por anos a fio".

Veja também:

link Los Angeles Lakers é campeão pela 15.ª vez

mais imagens FOTOS - Galeria com as imagens do jogo 5

blog BATE-PRONTO - Histórias da cobertura da final

especial NBA - Leia mais sobre a finalíssima

forum QUIZ - Sabe tudo da final da NBA? Participe!

Com a conquista, Phil Jackson passou o lendário Red Auerbach, que havia conquistado nove títulos com o Boston Celtics da década de 60. "Ser o técnico mais vitorioso é realmente algo muito agradável, que faz você pensar sobre todos os títulos conquistados, uns em casa, outros fora, mas todos com sua importância única", comentou o técnico.

O 10.º anel da NBA não foi fácil de ser conquistado. Depois dos seis com o Chicago Bulls de Michael Jordan, Jackson venceu três seguidos com o Los Angeles Lakers que tinha Shaquille O'Neal como astro e Kobe como coadjuvante, e passou por um jejum de sete anos - com duas derrotas em finais em tal período - para finalmente ser o recordista de títulos.

Por isso, Phil Jackson fez questão de destacar a evolução de sua equipe, que passou da frustração da derrota nas finais do ano passado para o Boston Celtics para a consagração diante do Orlando Magic. "É preciso destacar os jogadores. Eles fizeram um trabalho muito bom, e realmente senti que tínhamos uma chance real de levar o campeonato na série diante do Houston Rockets [semifinal da Conferência Oeste], pois o Kobe foi muito bem marcado e outros jogadores mostraram o que poderiam fazer".

RECONHECIMENTO

Derrotado em sua primeira final de NBA, o técnico do Orlando Magic, Stan van Gundy, não economizou elogios a Phil Jackson. "Um cara que ganha 55 séries de playoffs é diferenciado. Eu não o conheço muito bem pessoalmente, mas ele é um técnico fenomenal."

Tudo o que sabemos sobre:
NBALos Angeles LakersPhil Jackson

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.