Jorge Bevilacqua/ LBF
Jorge Bevilacqua/ LBF

Por causa do coronavírus, Liga de Basquete Feminino terá jogos sem torcida

LBF informou ainda que está monitorando diariamente as informações dos órgãos oficiais de saúde no Brasil

Redação, Estadao Conteudo

12 de março de 2020 | 22h20

A Liga de Basquete Feminino divulgou nota oficial na noite desta quinta-feira sobre o avanço do coronavírus, que recebeu o status de pandemia da Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir desta sexta, os jogos serão disputados com os portões fechados e sem a presença de público nos ginásios.

A LBF informou ainda que está monitorando diariamente as informações dos órgãos oficiais de saúde no Brasil e, visando preservar as atletas, comissões técnicas e público, adota esta medida. Qualquer alteração nesta determinação será comunicada imediatamente. A entidade solicitou ainda que todos os times participantes da competição compreendam o momento e adotem imediatamente esta deliberação.

Apesar da decisão, ela não atende totalmente uma orientação da Confederação Brasileira de Basketball. A entidade pediu que as ligas profissionais por ela chanceladas, LBF e Liga Nacional de Basquete, responsável pelo NBB, suspendessem os jogos até que seja seguro retornar às atividades.

A determinação partiu da Federação Internacional de Basquete (Fiba). A CBB, por exemplo, adiou o início do Campeonato Brasileiro Adulto, considerada uma segunda divisão do basquete nacional, que iria começar neste domingo. A entidade informou ainda o adiamento das próximas etapas dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, em parceria com o Comitê Olímpico de Clubes (CBC), onde jovens do sub-12 ao sub-23 atuariam nas próximas semanas: 5x5 e 3x3.

Antes de decidir pelos jogos sem torcida, a LBF ainda teve uma partida realizada nesta quinta-feira com público. Em Campinas, o Vera Cruz superou o Pró-Esporte Sorocaba por 98 a 85, no ginásio da Ponte Preta.

A LNB ainda não se posicionou oficialmente sobre o NBB. A única decisão foi o cancelamento do Jogo das Estrelas, que iria acontecer na próxima sexta e sábado, no ginásio do Ibirapuera. Os clubes estão discutindo se continuam jogando com os portões fechados, com fez a LBF, ou se optam pela suspensão da temporada.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.